Imprimir

Notícias / Cidades

Advogado é acusado de agredir corretor de imóveis e alega que sofreu ameaça; veja vídeos

Da Redação - Mayara Campos

O corretor de imóveis Cleo Bagatini, 42 anos, acusa o advogado Miguel Juarez Romeiro Zaim por agressão durante um evento do Conselho Regional Dos Corretores De Imóveis (Creci), ocorrido na terça-feira (20), em Cuiabá. Cleo chegou a registrar um boletim de ocorrência, alegando que o jurista desferiu socos e pontapés contra ele. O advogado, por sua vez, diz que foi vítima de ameaças. 

Leia mais
Mulher encontrada morta em porta-malas era "captadora" de processos judiciais; vítima teria sido esganada

Além das agressões físicas contra o corretor, o advogado teria proferido palavras injuriosas, difamatórias e caluniosas. Zaim também teria tentado impedir Bagattini de registrar o ocorrido com seu celular.

Segundo as informações do boletim de ocorrência, o corretor estava em uma reunião com o jurídico do Creci para averiguar alguns processos administrativos. No meio da reunião, Zaim entrou na sala e começou a xingar Cleo. 

Miguel Zaim se apresentou como diretor jurídico do Creci e afirmou que Cleo não deveria ter acesso aos seus processos, afirmando ainda que ele seria ‘picareta' e ‘invasor de terras’. 

Nisso, os dois envolvidos começaram uma discussão, até que Zaim teria começado as agressões físicas. Cleo então pega o celular e grava a briga, divulgando o vídeo nas redes sociais. 

Nas imagens, o corretor aponta para o advogado e fala sobre as agressões e chega a pedir ajuda para o presidente do Creci, na recepção da entidade. Nisso, Zaim ainda acusa o Cleo de estar em posse de uma arma de fogo. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local. 

Veja o vídeo gravado pelo corretor:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)


Outro lado

O advogado Miguel Zaim se pronunciou nas redes sociais sobre a situação ocorrida no Creci. Ele afirma que Cleo Bagattini se apresentou como corretor das facções criminosas de Mato Grosso, e fez sérias ameaças contra os funcionários da entidade, além de possuir diversos processos contra ele. 

"Cleo Bagattini responde por processos éticos junto à instituição e processos criminais por ameaças a profissionais, pessoas que trabalham no Creci. Desta vez, ele foi um passo além, chegou no departamento jurídico e começou a fazer essas sérias ameaças. Não tivemos outra alternativa a não ser recorrer aos meios legais, chamar imediatamente a Polícia Militar para que tirasse o cidadão que estava fazendo as ameaças. A advocacia nao pode ficar refém dessas pessoas maliciosas e que estão ameaçando os profissionais. É óbvio que vamos tomar todas as medidas cíveis e criminais contra ele. Vamos notificar a OAB-MT também", declarou Zaim. 

Veja o vídeo:



Entidades se posicionam

Em nota de repúdio, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso (Sindimóveis), a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis e a Associação dos Corretores de Imóveis do Brasil (Colibris Brasil) solicitam a rescisão do contrato de prestação de serviços jurídicos firmado entre o Creci e o escritório de advocacia de Zaim. 

As entidades ainda solicitaram a abertura de um processo administrativo para a apuração completa dos fatos e possível envolvimento de terceiros. 

Já o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso 19ª Região (Creci-MT) informou que uma comissão processante irá conduzir as investigações do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e com o resultado, medidas cabíveis serão adotadas, de acordo com a legislação vigente. 

Confira as notas na íntegra:

Nota Creci

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso 19ª Região – CRECIMT informa que foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos ocorridos. A comissão processante está conduzindo as investigações de forma imparcial e transparente.   

Assim que o resultado do PAD estiver disponível, serão adotadas as medidas cabíveis de acordo com a legislação vigente. A presidência e superintendência do CRECIMT lamentam o ocorrido e reforçam o compromisso com a ética e a correção no exercício da profissão de corretores de imóveis.   

Agradecemos a compreensão de todos e esperamos que a situação seja resolvida de maneira justa e satisfatória para todos os envolvidos.  

Atenciosamente, Comunicação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso 19ª Região


Nota Sindimóveis 

O Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – SINDIMOVEIS, o Diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Juliano Lobato e a Associação dos Corretores de Imóveis do Brasil – COLIBRIS BRASIL vem a público manifestar seu profundo repúdio aos atos de violência e conduta antiética praticados pelo advogado Dr. Miguel Juarez Romeiro Zaim contra o corretor de imóveis Cleo Bagatini, ocorrido no dia 20 de agosto de 2024, nas dependências do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – CRECI MT, em Cuiabá.

Segundo relato registrado no Boletim de Ocorrência, o corretor de imóveis Cleo Bagatini, inscrito no CRECI MT sob o nº 3.777 e delegado do SINDIMOVEIS, foi agredido fisicamente pelo Dr. Miguel Zaim durante uma reunião no CRECI MT para tratar de processos administrativos. Além de desferir um soco no rosto do corretor, o advogado proferiu palavras injuriosas, difamatórias e caluniosas, e continuou a agressão física com chutes, além de tentar, de forma violenta, impedir que o comunicante registrasse o ocorrido com seu celular.

Esta conduta é absolutamente inaceitável e incompatível com os princípios éticos e morais que devem reger a atuação de qualquer profissional do direito, especialmente em um ambiente institucional que deve ser seguro e acolhedor para todos os corretores de imóveis, que são os legítimos usuários dos serviços oferecidos pelo CRECI MT.

Diante da gravidade dos fatos, só restou as entidades representativas da corretagem solicitar ao Presidente do CRECI MT, Claudecir Contreira, que seja imediatamente rescindido o contrato de prestação de serviços advocatícios entre o CRECI MT e o Advogado Zaim, devido aos atos inaceitáveis de agressão praticados por ele, ainda mais partindo de um advogado. Além disso, solicitamos a abertura de um processo administrativo para a apuração completa dos fatos e verificação da possibilidade de envolvimento de outros funcionários ou agentes, garantindo que todos os responsáveis sejam devidamente punidos.
Imprimir