Imprimir

Notícias / Política MT

Virginia diz que no momento não tem pretensões de concorrer a deputada federal: "já basta o marido"

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Rafael Machado

Com uma agenda política eleitoral cada vez mais cheia e uma participação ativa no governo de Mendes (União Brasil), o nome da primeira-dama do estado, Virgínia Mendes, tem sido mencionado como possível candidata a um cargo político nas eleições de 2026. No entanto, ela negou ter essa intenção, pelo menos por enquanto, afirmando que o marido - o governador Mauro Mendes - já é suficiente.

Leia também
LDO não tem previsão de concurso público para 2025 em MT; comissão debate nomeações e RGA


“Não tenho pretensões. Já basta o marido, tá bom, senão meus filhos que me deserdam. No momento não tem [possibilidade de se candidatar a deputada federal]”, disse nesta sexta-feira (23) no evento de inauguração do Ambulatório de Atenção à Transexualidade, do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) de Cuiabá.

Virgínia Mendes esteve presente no evento representando o governador. Sua presença em eventos desse tipo tem se tornado cada vez mais frequente, inclusive no interior do estado, em agendas de inaugurações ou demonstrando apoio a candidaturas.

Nesta semana, por exemplo, Virginia esteve em Juara acompanhada do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para acompanhar os trabalhos do Mutirão da Cidadania, uma iniciativa idealizada por ela e promovida pela Secretaria de Assistência Social (Setasc). A área de assistência social é uma das que Virginia atua com mais intensidade, envolvendo-se na elaboração e desenvolvimento de programas sociais em áreas como habitação, alimentação e saúde.

Em Juara, Virginia também lançou a candidatura de Sandy de Paulo (União Brasil) à prefeitura da cidade. Como primeira-dama, ela é uma defensora das candidaturas femininas e da maior participação das mulheres na política.

Neste mesmo evento em que inaugurou o laboratório a pessoas transexuais, a primeira-dama endureceu críticas às leis penais brasileiras. Em suas declarações, ela manifestou preocupação com a impunidade em casos de feminicídio e defendeu a necessidade de mudanças profundas na legislação penal para coibir esses crimes e proteger as mulheres.

Ela argumentou que a legislação atual não tem sido eficaz na prevenção e punição dos feminicídios. Segundo ela, é preciso agir de forma mais enérgica para garantir que os criminosos e agressores sejam responsabilizados por seus crimes e que as mulheres tenham mais segurança.  

Em meio à intensificação da agenda de Virginia Mendes, o governador Mauro Mendes (União Brasil) declarou que sua esposa exerce total autonomia sobre os compromissos dela. 

Mendes admitiu que eles dois costumam tratar sobre o assunto, mas descartou interferir na agenda de sua mulher. Além disso, o governador elogiou a primeira-dama, afirmando que ficou muito feliz em acompanhar o amadurecimento, desenvolvimento pessoal e político dela. 

“A Virginia conquistou e construiu ao longo desse período. Não só o papel de primeira dama, mas ela conquistou e construiu um papel que é dela, que é das mulheres, a sua independência, a sua autonomia e eu fico muito, mas muito feliz mesmo de ver como ela se desenvolveu, cresceu pessoalmente e politicamente”, disse o governador em entrevista ao Olhar Direto na abertura do Congresso Nacional de Aviação, que acontece no Aeroporto Executivo Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger.  

“Ela tem toda autonomia para decidir as agendas que ela faz, a agenda que ela vai. Normalmente nós conversamos sobre isso, mas as decisões sobre ela é ela que toma. É ela que decide onde ela vai participar. Hoje eu sei que ela está lá em Juara participando de algumas atividades do governo e também a noite de algumas atividades da política eleitoral”. 

 
Imprimir