Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia investiga 25 denúncias de maus-tratos contra animais em Cuiabá e VG; idoso é preso com aves silvestres

Da Redação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), deflagrou a 8ª fase da Operação Sansão e cumpriu 25 ordens de serviço para averiguações de denúncias de maus-tratos de animais em Cuiabá e Várzea Grande, na sexta-feira (23).

Leia mais
Pistache, Oreo e Brownie: inspirada em tendência gringa, cuiabana transforma cheesecake em torta gelada no palito

 
O trabalho de fiscalização teve como alvos 25 endereços onde supostamente ocorrem atos de abuso ou crueldade de animais domésticos, o que caracteriza como crime ambiental contra a fauna.
 
Na ação, um idoso, de 76 anos, foi preso por adquirir, guardar e ter em cativeiro aves da fauna silvestre, sendo três pássaros "trinca-ferro" e um pássaro graúna "pássaro-preto". O idoso narrou ter capturado os pássaros com arapuca em sua casa e os mantinha presos por gostar de ouvir o seu canto.
 
A operação também teve cunho educativo, com isso, foram promovidas orientações aos tutores acerca das condutas que podem caracterizar crimes de maus-tratos de animais.
 
Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, todas as denúncias recebidas pela especializada são checadas, mas, em muitos casos, a população usa meio de comunicação oficial para fazer denúncias de importunações pessoais, que acabam não configurando crimes de maus-tratos.
 
“Muitas vezes existe um conflito entre os vizinhos, envolvendo tutores dos animais e o denunciante, e este utiliza de o fato dos cães ficarem latindo e incomodando, porém, quando é feita a averiguação, constata-se que o animal não está sofrendo maus-tratos”, explicou a delegada.
Imprimir