Imprimir

Notícias / Cidades

Força-tarefa usa aviões para combater incêndio na região do Atmã: morro de São Jerônimo é fechado para visitas

Da Redação

O Corpo de Bombeiros está com uma força-tarefa montada combatendo os incêndios florestais que atingem a região do Atma, em Chapada dos Guimarães. Devido à intensidade das chamas, o Morro de São Jerônimo foi fechado para visitação turística, conforme confirmado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia mais: 
Incêndio atinge parque florestal do Nortão e fogo se espalha; veja vídeo


Em um vídeo, é possível observar um avião sendo utilizado no combate às chamas. Nas imagens, também é possível visualizar que o fogo se alastrou pelo morro e uma grande cortina de fumaça.

Nesta sexta-feira (30), atuam 26 Bombeiros e 21 brigadistas do Instituto. As equipes estão distribuídas no Morro São Jerônimo, dentro do Parque Nacional Chapada dos Guimarães; na região do Morro dos Ventos, dentro Aérea de Proteção Ambiental (APA) Chapada dos Guimarães; na Fazenda Lunar; e na região do Manso.

As ações contam com um avião para o despejo de água, o que contribui no combate direto às chamas ao umidificar o solo, um caminhão do tipo auto tanque florestal e cinco caminhonetes para o deslocamento das equipes.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, monitora estes incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar os bombeiros militares em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
 
Imprimir