Imprimir

Notícias / Cidades

Com ação de aeronaves, incêndio no Pantanal é controlado após um mês de combate

Da Redação - Rodrigo Costa

Os incêndios que atingiam a região de Barão de Melgaço, no Pantanal, foram controlados após cerca de um mês de combate às chamas, segundo informado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). 

Leia também
Idoso morre eletrocutado enquanto consertava bomba d'água no Lago do Manso


A operação começou no início de agosto e reuniu o Instituto Chico Mendes, o Ibama, o Corpo de Bombeiros e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. Mais de 200 profissionais chegaram a se envolver na operação apoiados por helicópteros, aviões do tipo air-tractor, pás carregadeiras e tratores.

Ao todo, abrangeu os seguintes setores: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal; Terra Indígena Perigara; Fazenda São Francisco do Perigara; Terra Indígena Baía dos Guató e Fazenda Acori. 

Duas outras Unidades de Conservação integram as Operações Vinculadas Pantanal Norte: o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Estação Ecológica da Serra das Araras.
 
"O monitoramento dessas áreas é imprescindível para evitar novos incêndios, tendo em vista que o Pantanal tem várias áreas que tendem à reignição", avalia a comandante do incidente pelo ICMBio, Camila Lobo. Por isso, segundo Lobo, as equipes e a estrutura da operação ainda não serão desmobilizadas. 

O combate em números:
Imprimir