Imprimir

Notícias / Política MT

Pacheco pede ajuda de Mauro para combater incêndio em fazenda de amigo em Paranatinga

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (União) revelou nesta segunda-feira (9) que recebeu uma ligação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedindo ajuda para atender um amigo, que é agricultor em Mato Grosso, que estava com as terras sendo devastadas pelas chamas de um incêndio que começou em uma aldeia indígena.

Leia também
Júlio critica antecipação da eleição ao governo: ‘é uma indelicadeza com Mauro que ainda está na metade da gestão’


Mauro preferiu não dar detalhes sobre o caso, informando apenas que assim que soube da informação, determinou que as forças de segurança observassem pelas imagens de satélite se o incêndio havia sido criminoso.

Ele disse que recebeu a informação que o fogo começou em uma aldeia indígena próxima de Paranatinga, há algumas semanas, mas que tomou proporções gigantescas, sendo impossível seu combate.

“Ontem, por exemplo, eu recebi uma mensagem do Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, falando de uma pessoa conhecida dele estar tendo um incêndio numa fazenda. Fomos ver, esse incêndio começou dentro de uma reserva indígena, ficou lá durante algum tempo e, a partir da reserva indígena, ele saiu para fora dela, tornando quase que incontrolável, num raio gigantesco de abrangência”, explicou.

Mauro não deu detalhes se o incêndio na fazenda do amigo do presidente do Senado havia sido controlado.

Incêndios

O Corpo de Bombeiros extinguiu sete incêndios florestais nas últimas 24 horas. As chamas foram extintas na Fazenda Teles Pires, em Sorriso; na Fazenda Tartaruga, em União do Sul; na Fazenda Triângulo Mineiro, em São Lourenço de Fátima, distrito de Juscimeira; no Vale da Benção e no distrito de Santiago do Norte, na MT-130, em Paranatinga; na Fazenda Sesmaria do Pari, em Alto Paraguai; no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; e na Fazenda Cambé Gleba, em Nova Maringá.

Em Chapada dos Guimarães, 26 bombeiros combatem, com apoio de um avião, dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Já no Pantanal mato-grossense, 56 militares se distribuem na Terra Indígena Baía dos Guató e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.

Outros 124 bombeiros combatem incêndios em Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Peixoto de Azevedo, Sinop, Juína, Feliz Natal, Aripuanã, Novo Mundo, Sorriso, Nova Mutum, Nova Maringá, Diamantino, Alto Paraguai, Paranatinga, Alto Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho, Campo Verde, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.
Imprimir