Imprimir

Notícias / Cidades

Chapada dos Guimarães em chamas: devastação já é equivalente a 33 mil campos de futebol

Da Redação - Bruna Barbosa

Há mais de 20 dias, brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais em Chapada dos Guimarães. Nessa sexta-feira (13), 30 brigadistas do ICMBio e Ibama/PrevFog estiveram na região para combater duas áreas de queimada na região do Mutuquinha e da Fazenda Chafariz. 

Leia também 
'Lanterninha', Kennedy garante vaga no 2º turno apesar de aparecer com baixa intenção de votos em pesquisas

A área queimada em Chapada dos Guimarães já corresponde a 36.290 hectares, sendo 3.807 no Parque Nacional até quarta-feira (11). Nessa sexta-feira (13), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) divulgou o fechamento de todos os atrativos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães por conta dos incêndios florestais. Não há previsão de reabertura. 

Segundo a FIFA, um campo de futebol padrão tem o equivalente a 1,08 hectare. A devastação das queimadas em Chapada dos Guimarães representaria mais de 33 mil campos de futebol. 

Fotos e vídeos do ICMBio mostram a devastação provocada pelas chamas. Por conta do risco, o instituto decretou o fechamento da unidade, que já tem 3.807 hectares queimados pelo fogo. 

De acordo com informações do ICMBio, o Parque Nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamífero, além disso o protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. 

Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, ​Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo, Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro estão entre os atrativos que foram fechados para visitação. 

O ICMBio informou que já iniciou os processo de investigação da causa dos incêndios. 
Imprimir