Imprimir

Notícias / Política MT

Bolsonaro encerra discurso na Praça 8 de Abril e segue para agenda no interior; Veja como foi

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Max Aguiar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega em Cuiabá, em voo comercial, nesta segunda-feira (8). A previsão é que ele desembarque no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, a partir das 9h (horário de MT) e já seja recepcionado por políticos e fãs no saguão de desembarque comum.

Leia também 
Abílio cita diálogo frustrado com outros partidos e crê em candidatura em chapa quase pura


De acordo com o presidente do PL na capital, Abílio Júnior, Bolsonaro deve embarcar em carro fechado e não há confirmação da realização de uma motociata.

Do aeroporto, Bolsonaro deve seguir pela avenida da FEB até o viaduto Isabel Campos, em Várzea Grande, onde pega a avenida Miguel Sutil. Já em Cuiabá, o ex-presidente segue até o Trevo do Santa Rosa, quando acessa a Avenida Lava Pés (avenida Jose Monteiro de Figueiredo).

O capitão da reserva desembarca do veículo na praça 8 de Abril, bairro Popular, por volta das 12h, onde uma estrutura estará montada para o discurso de Bolsonaro e políticos da região. A previsão é que um trio-elétrico esteja estacionado em alguma das vias que cerca a praça.

Na capital, Bolsonaro irá reforça as pré-candidatura de Abílio à Prefeitura de Cuiabá, além do deputado estadual Claudio Ferreira, em Rondonópolis (212 Km da capital), e da advogada Flávia Moretti, em Várzea Grande.

No local, após as falas, Bolsonaro deve ficar ainda por duas horas, tirando fotos com os apoiadores, numa espécie de “meet e greet” (como é chamado o momento em que artistas recebem fãs em seus camarins).

Ainda na segunda, Bolsonaro irá participar de agenda em Diamantino (208 Km de Cuiabá). Na terça-feira (9), o ex-presidente viaja de carro para Campo Novo do Parecis (396 Km de Cuiabá), onde encontra indígenas bolsonaristas.

Veja a cobertura:

12h00 - Viagem ao interior 


O ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou discurso na Praça 8 de Abril e agora segue viagem a Diamantino, local em que também realizará agenda política. 

Em um discurso que durou pouco mais de sete minutos no ato político realizado na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, nesta segunda-feira (8), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou desse tempo para declarar de vez seu apoio à candidatura do deputado federal Abílio Brunini (PL) e também citar temas da chamada agenda ideológica defendida por ele e seus apoiadores, como a 'ideologia de gênero', aborto e também drogas. 

11h29 - Sessão de fotos

Após um discurso de pouco menos de 10 minutos, o ex-presidente Jair Bolsonaro receberá apoiadores políticos para uma sessão de fotos. Ele almoça em Cuiabá e logo depois vai, de carro, à cidade de Diamantino. 

Durante discurso, Bolsonaro exaltou principalmente o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, Abílio Junior. 

10h50 - Bolsonaro em praça



Após desfilar por quase uma hora em carro aberto pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou à região da Praça 8 Abril, na capital.

A caminhonete levando o ex-presidente parou ao lado do restaurante Choppão.  Bolsonaro estava no veículo com Abílio Junior e Amália Barros. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)



10h10 - Wellington Fagundes 



O senador Wellington Fagundes (PL) agradeceu a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Cuiabá, nesta segunda-feira (8), dia que a capital mato-grossense comemora 305 anos, e destacou que ele traz a força popular para as três candidaturas que irá apoiar: Abílio Brunini, à prefeitura de Cuiabá, Flávia Moretti a Várzea Grande e Cláudio Ferreira em Rondonópolis, todos membros do PL.

“Ele traz a força popular que em qualquer lugar que ele vai no Brasil hoje é reconhecida. E aqui com certeza será fundamental para as força das nossas candidaturas: especial em Cuiabá com Abílio, VG com Flávia e Rondonópolis com Flávio. O Dorner, em Sinop, e assim em vários municípios de Mato Grosso. O PL está muito forte”, disse Wellington ao Olhar Direto.

10h - Em carro aberto



Bolsonaro deixou o aeroporto em carro aberto, seguindo junto de Abílio Brunini e Amália Barros no mesmo veículo. Atrás, milhares de pessoas acompanhando o ex-presidente. Ele tem como destino a praça 8 de Abril, na região central da capital.  

9h50 - Mauro Mendes 



O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou que não vai participar do ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Cuiabá, nesta segunda-feira (8), na Praça 8 de Abril, pelo fato deles dois caminharem em direções opostas na disputa pela Prefeitura da capital. 

Presidente estadual do União Brasil, Mauro tem como candidato o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho. Bolsonaro, por sua vez, apoia o nome de Abilio Junior (PL).

​Mauro Mendes apenas recebeu Bolsonaro no aeroporto.

"Em função de estarmos em lados opostos na prefeitura de Cuiabá, eu não participarei”.   

9h30 - Bolsonaro 



O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou por volta de 9h33 desta segunda-feira, no Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá. Centenas de pessoas esperavam o ex-presidente, incluindo o governador Mauro Mendes.  Chamado de mito, Bolsonaro precisou da ajuda de seguranças para conseguir passar pelos apoiadores.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)


9h04 - Virginia Mendes 



Antes de receber o ex-presidente Jair Bolsonaro no Aeroporto, a primeira-dama Virginia Mendes, presidente de honra do União Brasil Mulher Mato Grosso, demostrou que ainda mantém segredo sobre qual candidato vai apoiar na disputa pela prefeitura de Cuiabá.

Por ser do União Brasil, a expectativa, por ora, é que ela apoie o nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho. 

Virginia é simpatizante do ex-presidente, mas não caminhará junto do candidato de Bolsonaro em Cuiabá, Abílio Brunini (PL). Certamente a primeira-dama acompanhará Mauro Mendes no apoio a Botelho. 

9h00 - José Medeiros



O deputado federal José Medeiros avaliou que a vinda de Bolsonaro a Cuiabá melhora o desempenho dos candidatos do PL, partido do ex-presdiente.
 
“Em Cuiabá, por exemplo, nós temos os levantamentos bem fidedignos, levantamentos internos, mostram a Abílio [Brunini] um bigode de miquinho na frente, mas na frente, e aqui em Várzea Grande nós temos uma candidatura. A Flávia [Moretti] é uma candidatura nova, uma candidata alinhada com a linha do presidente Jair Bolsonaro e o fato dele vir aqui prestigiar o lançamento da pré-candidatura dela vai com certeza tornar a candidatura dela muito forte. E o Cláudio [Paisagista]  em Rondonópolis, são três polos importantes. O Cláudio, o lançamento da pré-candidatura dele hoje como candidato de Bolsonaro vai trazer também um up".

8h24 - Bolsonaro embarca 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou agora há pouco de Brasília para Cuiabá, onde participa de um ato com simpatizantes e aliados políticos nesta segunda-feira (8). No vídeo, é possível ver ele entrando no avião,  tirando fotos com admiradores e, dentro da aeronave, sendo recebido pelo deputado federal Abilio Brunini (PL). O ex-chefe do Palácio desembarca no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 9h. De lá, deve seguir em carreata pelas ruas da Cidade Industrial até a Praça 8 de Abril, em Cuiabá, local do ato de logo mais. 

8h16 - Botelho



Na manhã desta segunda-feira (8), o União Brasil realiza uma reunião partidária. No encontro, o pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho, comentou sobre a vinda de Bolsonaro. Botelho deve enfrentar Abílio Junior na disputa. Abílio é apoiado pelo ex-presidente.

"Bolsonaro é um dos grandes líderes que há muito tempo não aparecia um líder nacional, e ele veio preencher uma lacuna da população que estava precisando dele. Então ele é esse grande líder e temos que respeitar ele. Agora a discussão aqui é local, acredito que nisso que vamos focar: focar em Cuiabá, nos problemas da cidade, nas urgências que nós temos aqui, principalmente na saúde pública. Acredito que a discussão vai ser nesse sentido".

8h09 - Ananias 

O presidente do PL Mato Grosso, Ananis Filho destacou a expectativa para a chegada de Bolsonaro. "A expectativa é das melhores possíveis. Estamos recepcionando já um público exceleste, lá na praça do Choppão.    Estamos satisfeitos. Aquele que traz a esperança, a liberdade, um discurso de harmonia, defendendo o estado democrático de direito", salientou.

7h50 - Aeroporto 



A equipe do Olhar Direto também acompanha o evento de Bolsonaro desde a chegada no aeroporto. Centenas de simpatizantes estão no saguão do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Os presentes ainda evitam falar com a reportagem do OD. A chegada de Bolsonaro está prevista para ocorrer às 9h.  




07h30 - Praça 8 de Abril 



Às 7h, a Praça 8 de Abril já recebia simpatizantes do presidente. Nilmar, 59 anos, chegou na praça às 5h30. Ele afirma que chegou no local tão cedo para “ver o nosso presidente é ao vivo e a cores. De perto”. Sobre Lula, o eleitor declara sua avaliação negativa: “de um a dez eu dou zero”
 
Nilmar ainda acredita em uma volta de Bolsonaro à presidência. “De qualquer maneira, ele tem que voltar, né? Porque o único que fez alguma coisa e que não teve corrupção do governo, né? E não sou bitolado.
 
“Se o outro estava inelegível e conseguiu, através dos amigos lá, voltar, por que o Bolsonaro não pode pela população? É o clamor da população”.
 
Paulo, 50 anos, trabalha como vendedor em eventos envolvendo Bolsonaro. Ele também tem um ponto fixo na região do Coxipó. Em 2024, chegou a viajar para trabalhar em atos do ex-presidente. “Esse ano já fiz umas cinco cidades, né? Rio de Janeiro, São Paulo, na Paulista. É bom, ótimo”.
 
“Eu acompanho muito o Bolsonaro. Dá para vender umas 50 camisas, umas 50 bandeiras, dá para ganhar um dinheirinho bom. Está mais saindo a bandeira de Israel, camisa do Bolsonaro e camisa do Brasil”.

 
Imprimir