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Notícias / Cidades

Atendente de unidade dos Correios em shopping de Cuiabá testa positivo para coronavírus

Da Redação - Wesley Santiago

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Mato Grosso informou que um trabalhador da Empresa dos Correios que exerce a função de atendente na unidade situada no Shopping Pantanal, em Cuiabá, testou positivo para o novo coronavírus. Ele está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da capital mato-grossense.O shopping informou que a loja foi fechada  para desinfecção e higienização (veja abaixo o posicionamento na íntegra).

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Segundo informações médicas repassadas aos sindicalistas, o trabalhador foi internado na terça-feira, à noite, com febre alta, tosse seca e com falta de ar. O exame de tomografia mostrou que 40% do pulmão está comprometido.  Antes de ser internado, o trabalhador também prestou serviço na Unidade do CPA 2.
 
Diante do fato, o sindicato informou à direção do a ocorrência dos dois casos. “A unidade fica no térreo, próxima a bancos e do estacionamento”, disse Edmar Leite, acrescentando que há preocupação também com os demais trabalhadores no shopping e com os clientes da empresa.
 
"Nos preocupamos em não contribuir com a propagação do novo coronavírus , uma vez que centenas de pessoas frequentam diariamente as duas unidades (shopping e CPA 2)” disse Edmar.
 
É o segundo caso dentro da mesma Unidade. O primeiro foi da trabalhadora terceirizada responsável pelos serviços gerais. O local conta com oito colaboradores.
 
Até esta quinta-feira (18), foram 16 os casos confirmados de trabalhadores da ECT com a Covid 19. Outros 22 aguardam resultados dos exames.
 
“Estes são os casos que conseguimos saber" disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na ECT, Edmar Leite, acrescentando que a “empresa pressiona os trabalhadores e os familiares deles para não falarem com o Sindicato”.
 
O que mais preocupa os sindicalistas é que, segundo eles, mesmo com a gravidade do quadro, a superintendência dos Correios continua não respeitando a determinação da juíza Dayna Lannes Andrade, da primeira Vara do Trabalho, que mandou a empresa, nos casos de surgimento de caso da Covid 19, suspender as atividades e realizar desinfecção do local onde tenha ocorrido o caso da doença e fazer a testagem de todos os trabalhadores.
 
Sobre o caso de Covid-19, da pessoa que realiza os serviços de limpeza, o sindicato informou que ela foi afastada pela empresa terceirizada porque tinha apresentado todos os sintomas da doença e que o caso só veio à tona agora.
 
No ofício encaminhado, o Sindicato requereu da empresa cumprimento da determinação da Justiça do Trabalho: suspensão imediata das atividades na AC Shopping Pantanal, estendida a trabalhadores da unidade no CPA, onde ele prestou serviço; realização de exames RT-PCR, sem custos aos mesmos, incluindo os(as) trabalhadores(as) nas empresas terceirizadas;  retorno às atividades normais somente após o resultado dos referidos exames e somente daqueles(as) trabalhadores(as) cujo resultado for negativo;  e a desinfecção da unidade supracitada, de forma a atender aos padrões estipulados pela Anvisa.

Veja abaixo a íntegra do posicionamento do Pantanal Shopping

O Pantanal Shopping informa que tomou conhecimento da confirmação do COVID-19 em um colaborador da loja dos Correios, que foi fechada hoje (18/06) pela manhã para desinfecção e higienização. Esclarece que todos os lojistas são orientados a seguir rigorosamente as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), como adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de redobrar os cuidados com os protocolos de higienização de produtos e distanciamento.
 
O shopping recomenda ainda que cada lojista acompanhe o estado de saúde de seus funcionários e, em caso de suspeita ou confirmação na família, afaste imediatamente o colaborador de suas atividades até receber autorização médica para retornar.
 
Vale lembrar que o Pantanal Shopping segue rigorosamente os protocolos de biossegurança bem como as recomendações contidas no decreto que autorizou a reabertura do empreendimento. Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes usam máscaras e têm as temperaturas corporais aferidas pelo termômetro digital infravermelho. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes estão à disposição dos clientes nos corredores do shopping.
 
O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas no empreendimento e a redução da capacidade de ocupação não apenas do shopping, mas também dentro das lojas. Outra medida é a manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual para facilitar a renovação do ar. A higienização do filtro de ar-condicionado foi reforçada.
 
Equipamentos e produtos de higiene específicos serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, máquinas de autoatendimento e praça de alimentação. Peças de comunicação reforçando o distanciamento social estão espalhadas por todo o shopping, incluindo a praça de alimentação.


Veja a nota dos Correios sobre o assunto:

A respeito da matéria “Atendente de unidade dos Correios em shopping de Cuiabá testa positivo para coronavírus”, publicada pelo Olhar Direto, no dia 17/6, os Correios reiteram que são a fonte primeira para tratar de assuntos corporativos, ainda mais quando se referem à saúde e vida de seus empregados e familiares, em um momento sensível como a pandemia de Covid-19.

Primeiramente, a informação alardeada pelo sindicato não procede. Os Correios seguem cumprindo com todas as demandas judiciais. A empresa, desde o mês de março, vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis, conforme determinam os protocolos profiláticos dos órgãos de saúde. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.

Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. As orientações da empresa aos casos suspeitos de COVID-19 permanecem válidas. A agência passou por sanitização nesta quinta-feira (18) e a empresa tem encaminhando os empregados para a realização de exames.

Seguindo o valor institucional de respeito às pessoas, os Correios não fornecem ou expõem informações relacionadas ao efetivo, pois geram, de maneira desnecessária, insegurança a população e aos empregados. Eventualmente, tais dados podem ser repassados apenas à autoridade médica dos órgãos responsáveis pelo monitoramento da situação de emergência e saúde pública.

Os Correios lamentam eventuais transtornos à população, neste momento de adversidade e adaptação de todos os setores da sociedade. A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.
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