Imprimir

Notícias / Política MT

Em VG, Nilson Leitão ultrapassa Procurador Mauro, que vê rejeição disparar

Da Redação - Wesley Santiago

Nova rodada de pesquisa de intenção de voto, realizada em Várzea Grande pelo instituto Olhar Dados e publicada com exclusividade por Olhar Direto, mostra uma disputa acirrada para a vaga do Senado. Nilson Leitão (PSDB) assumiu a liderança das intenções de voto, no cenário estimulado, ao ultrapassar o Procurador Mauro (PSOL) que viu a sua rejeição na ‘Cidade Industrial’ disparar de forma considerável.

Leia mais:
Kalil e Emanuelzinho crescem e empatam tecnicamente em VG; Frical tem menor rejeição
 
No cenário estimulado, modalidade em que o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, Nilson Leitão aparece na liderança, com 5,2% das intenções de votos. Na rodada anterior, o candidato tucano aparecia com 3%, na quarta colocação.
 
Procurador Mauro, que na rodada anterior tinha 14,9% das intenções de voto, agora despencou para apenas 3,2% da preferência do eleitorado, empatado com Carlos Fávaro (3,2%) e Pedro Taques; Depois, aparecem Feliciano Azuaga (3%); Valdir Barranco (2,5%); José Medeiros (2,5%); Reinaldo Morais (2,2%); Euclides Ribeiro (2%); Elizeu Nascimento (2%); Cel Fernanda (1,7%).
 
Porém, a indefinição ainda reina na cabeça da maioria dos entrevistados, segundo mostra a pesquisa. Isso porque, do total, 64,7% não souberam ou preferiram não responder quando questionados. Outros 4,5% votariam em branco, nulo ou nenhum.



Espontânea
 
Já no cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não é apresentado, o Procurador Mauro ainda lidera, com 4,5% das intenções de voto. Na sequência, aparecem: Pedro Taques (2,7%); Nilson Leitão (2,2%); Carlos Fávaro (1,7%); Cel Fernanda (1%); José Medeiros (0,7%); Elizeu Nascimento (0,5%); Euclides Ribeiro (0,5%).
 
Nesta modalidade, a indefinição quanto a um candidato é ainda maior, com 85,1% dos entrevistados que não souberam ou preferiram não responder. Além disto, 1% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum.



Rejeição
 
No quesito rejeição, quem tem a maior desaprovação dos entrevistados é o Procurador Mauro, que saltou dos 1,8% na rodada anterior para impressionantes 16,4%. O segundo nome que mais desagrada é o do ex-governador Pedro Taques (SD), com 12,2%.
 
Depois, aparecem: Carlos Fávaro (7%); Nilson Leitão (5%); Cel Fernanda (4,5%); José Medeiros (2,7%); Elizeu Nascimento (2%); Euclides Ribeiro (1%); Reinaldo Morais (1%); Valdir Barranco (0,7%) e Feliciano Azuaga (0,2%). 
 
Deste total de entrevistados,  43% não souberam ou preferiram não responder ao questionamento. Além disto, outros 4,2% optaram pela opção nenhum, branco ou nulo.



Pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento em VG, o instituto realizou 402 entrevistas entre os dias 10 e 12 de outubro para captar a percepção geral da população a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob a inscrição MT- 06226/2020. A margem de erro é 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre 03 e 05 de outubro (veja aqui)
Imprimir