Imprimir

Notícias / Cidades

Empresa prestadora de serviços não cumpre normas e Santa Casa suspende 20 leitos de UTI Covid

Da Redação - Fabiana Mendes

O Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá suspendeu funcionamento de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados com o novo coronavírus. A medida é consequência do não cumprimento de normas e requisitos técnicos por parte da empresa prestadora de serviços. 

Leia também:
Empresa contratada pela SES não consegue formar equipe médica e busca profissionais pelo WhatsApp; veja fotos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a gestão estadual trabalha em uma nova licitação, para que o funcionamento destes leitos seja retomado após a contratação de uma nova empresa, que preencha todos os requisitos necessários.

Ano passado, a Pasta realizou um pregão eletrônico para contratação de diversas empresas de prestação de serviços no Hospital Estadual Santa Casa. Em dezembro de 2020, por exemplo, a unidade ficou sem pediatras para atender pacientes por conta da troca de prestadoras.

A informação que circulava nos bastidores, à época, era de que a vencedora do pregão não conseguiria contratar profissionais por conta do baixo valor oferecido para o plantão.

Já em janeiro de 2021, ouve um problema semelhante. Na ocasião, Olhar Direto teve acesso a prints de alguns anúncios de vagas para anestesiologistas em que são oferecidos R$ 1.600 (líquido) para plantões de 12 horas. Em uma das publicações a empresa afirma que precisa de 10 anestesistas durante o dia e um no período noturno, além de um de sobreaviso.

A dificuldade destas empresas em fechar equipe médica já causou crises em unidades hospitalares do Estado. Denunciantes relataram à reportagem o erro do Estado em contratar empresas sem condições de assumir os serviços.
Imprimir