Imprimir

Notícias / Política MT

Lula cita Blairo Maggi no Jornal Nacional ao dizer que agronegócio pode coexistir com pequenos produtores

Da Redação - Ulisses Lalio

O ex-presidente do Brasil e atual candidato Lula (PT), citou o mato-grossense Blairo Maggi (PP), ao dizer que grandes produtores podem coexistir com pequenos produtores. A declaração foi dada durante a sabatina do Jornal Nacional, na noite dessa quinta-feira (25).

Leia Mais:
Lula diz ser amigo de Blairo Maggi e defende produtores rurais: 'se quiser comer um quiabo, vai comprar do pequeno'

Lula defendeu que os grandes produtores exportadores de commodities para outros países, podem e devem coesistir com o pequeno produtor que está focado na produção interna. “O Brasil tem possibilidade de ter os dois. Um produz mais internamente, o outro produz mais externamente. Ou seja, eu digo sempre o seguinte: o Blairo Maggi, que é o maior plantador de soja do Brasil, talvez ele não crie a galinha caipira que ele gosta de comer. Talvez ele não crie o porquinho orgânico que ele gosta de comer. Talvez ele vá comprar em um pequeno proprietário. Então, é extremamente importante a convivência pacífica dessa gente”, pontuou o candidato.

O petista argumentou que parte do eleitorado que compõe os grandes produtores rurais, não o apóia, pois são contra políticas públicas de públicas contra desmatamento e de proteção ao meio ambiente. “Eu vou dizer o porquê eles não contribuem, a questão da nossa política em defesa da Amazônia, a nossa política em defesa do Pantanal, a nossa política em defesa da Mata Atlântica, ou seja, a nota luta contra o desmatamento faz com que eles sejam contra nós”, ponderou.
 
Além disso, Lula também foi questionado sobre a oposição entre o agronegócio e a sustentabilidade e nesse ponto o petista fez duras críticas. “O agronegócio que é fascista e direitista, que quer armas do Bolsonaro, são contra. Porque os empresários sérios que trabalham no agronegócio, que têm comércio com o exterior, que exportam para a Europa, para a China, esses não querem desmatar.
Mas você tem um monte que quer”, concluiu.
Imprimir