Imprimir

Notícias / Política MT

Novo Fethab deve ser dividido para investimentos em estradas, moradias, social e obras da duplicação da BR-163

Da Redação - Max Aguiar

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), deve encaminhar nos próximos dias para a Assembleia Legislativa a proposta que regulamenta o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab-2) para ser votado ainda este ano. De 100% do arrecadado sobre a produção de soja e milho, 10% deve ser colocado para que o MT-Par faça investimentos nas obras de duplicação da BR-163. 

Leia mais:
Deputada do PT diz que CPI do Abuso de Autoridade é "barulho pós-eleição" e não vinga

Conforme fontes consultadas pela reportagem, o valor arrecadado pelo Fethab não será usado apenas em obras de estradas, casas e social. "O governador já estuda colocar 10% na BR-163 que começará a ser duplicada ainda em 2023. Então, será dividido de forma diferente", garantiu a fonte. 

A fatia maior da arrecadação continuará sendo usada para obras de estradas e habitação. "Serão 80% para obras de estradas e construção das moradias sociais. 10% para o social e os outros 10% para investimentos na duplicação da rodovia". 

A proposta ainda não chegou na Casa de Leis, mas deve ser aprovada sem polêmicas ou emendas. Por enquanto, o bloco de oposição ao governador não se manifestou sobre o assunto. Cautelosos, eles esperam a mensagem do governo chegar à Assembleia, para depois eles emitirem opinião. 

O governador Mauro Mendes afirmou que o Fethab tem permitido que o Governo do Estado faça vultosos investimentos em infraestrutura e logística em todas as regiões de Mato Grosso. Nos primeiros quatro anos de mandato foram mais de 2,5 mil km de asfalto no estado e diversas pontes construídas. 

Questionado recentemente sobre o assunto, o governador disse que o Fethab é a forma mais correta de trabalhar em parcerias. “O ano passado fechamos o ano investindo na infraestrutura de Mato Grosso mais dinheiro do que o Fethab arrecadou. Agora, se falarem para mim que não querem mais fazer estradas, ok. Pode acabar com o Fethab, mas não vai ter mais estradas. Porque com esse dinheiro e um pouco mais é que o governo está conseguindo”, declara Mendes.

O governador lembra que Mato Grosso possui o maior programa de infraestrutura do país. “Não tem ninguém no Brasil que faz tanta estrada como Mato Grosso. Porque estamos aplicando o valor do Fethab e aplicando mais da fonte 100", concluiu. 
Imprimir