Imprimir

Notícias / Política MT

Em reunião com Russi, Alckmin diz que país sofreu 'interregno' e prevê abertura de curso de medicina em MT

Da Redação - Érika Oliveira

O deputado estadual Max Russi (PSB) se reuniu nesta quarta-feira (25) com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), para discutir a implantação do curso de medicina em Barra do Garças, na região do Araguaia. Segundo Alckmin, que é médico, o Brasil passou por um “interregno” de 5 anos e a partir de abril o Ministério da Educação (MEC) deve apresentar os critérios para que as universidades voltem a abrir cursos de medicina no País.

Leia mais:
Max Russi se reúne com ministro e pede internacionalização do aeroporto Marechal Rondon

Em 2018, o MEC – no governo de Michel Temer (MDB) - decidiu editar uma nova lei impondo um interregno de 5 anos, interrompendo a criação de novas faculdades de medicina no Brasil. Na época, a alegação era que “Programa Mais Médicos”, instituído pelo Governo Federal cinco anos antes com a finalidade de ampliar o atendimento aos brasileiros, teria “ampliado demais” o número de estudantes.

Segundo Alckmin, em abril este interregno acaba e o MEC deve apresentar os critérios, que serão exigidos para que universidades possam abrir cursos de medicina no País novamente.

O presidente em exercício acredita que o fato de a Região do Araguaia ainda não possuir escola de medicina pode ser avaliado como um ponto muito positivo, para que o MEC aprove a implantação do curso.

Max Russi tem articulado para que Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) possa ser a primeira instituição de ensino da região com o curso de medicina. Reformas já foram feitas para adequar o espaço para que a vistoria do MEC possa dar o aval. Além disso, o deputado articulou, junto ao Governo do Estado, aporte na ordem de R$ 1,5 milhão para revitalização do Pronto Socorro de Barra do Garças.

Russi se disse otimista após a conversa com Alckmin e considerou a tratativa com o presidente em exercício como um passo fundamental. “Nossa luta antiga, há anos junto com o reitor Marcelo Soler, todos os estudantes e toda a comunidade Araguaia. Cada vez vamos vencendo um degrau”, comemorou.
Imprimir