Imprimir

Notícias / Cidades

Governador demite perito acusado de plagiar laudo de acidente que causou morte de verdureiro

Da Redação - Fabiana Mendes

O governador Mauro Mendes decidiu exonerar o perito Thyago Jorge Machado, acusado de plagiar laudo do acidente em que a médica Letícia Bortolin matou atropelado o verdureiro Francisco Lúcio Maia, 48 anos, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, no ano de 2018. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou quarta-feira (29).

Leia também:
Laudo de empresa forense aponta que Jeep de médica estava acima de 95km/h ao atropelar verdureiro

Thyago era servidor de carreira da Politec e também atuava como responsável técnico da empresa Forense Lab. Ele estava afastado do cargo para realização do mestrado e recebia, segundo o Portal da Transparência, salário bruto de R$ 23 mil apenas para estudar, como estabelece o Estatuto do Servidor.

No entanto, ele se afastou do mestrado e neste período realizou a perícia particular, a pedido do delegado do caso, Cristhian Cabral. O laudo revelou que a velocidade do Jeep Compass, conduzido pela médica, trafegava  em velocidade acima de 95 km/h.

A época, o Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais de Mato Grosso (Sindpeco) acusou a empresa Forense Lab de ter plagiado um laudo de 2014, de um caso ocorrido em Sapezal (529 quilômetros de Cuiabá). Além disto, o sindicato afirmou que o proprietário era o perito afastado para realização de pós-graduação e que, estando nessas condições, não teria permissão para fazer um laudo criminal. O responsável pelo laudo de 2014 foi quem identificou as supostas similaridades e fez a denúncia.

O presidente do sindicato ainda disse que laudo privado só poderia ser pedido pelo Ministério Público Estadual ou pelo Judiciário, e neste caso nem mesmo a Polícia Judiciária Civil o solicitou, foi o próprio delegado.
Imprimir