Imprimir

Notícias / Política MT

'Nada justifica uma unidade demorar sete, oito anos para ser entregue', diz Mendes em inauguração da UPA Leblon

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Após sete anos desde o início das obras, enfim foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (13) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon. As obras foram iniciadas em 2016, no último ano de gestão do então prefeito Mauro Mendes (UNIÃO), e a unidade deveria ter sido entregue em 2018. No entanto, a administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não conseguiu concluir os trabalhos devido a atrasos e conflitos contratuais com empreiteiras.

Leia também
Inauguração da UPA Leblon é um dos bons resultados que a intervenção tem conseguido, diz desembargador


Assim, a inauguração da mais nova unidade de saúde da capital carrega a marca da gestão Mauro Mendes, da intervenção e com o nome do prefeito Emanuel Pinheiro fora da placa de inauguração. Essa, portanto, pode ser considerada mais uma vitória para o governador sobre seu arquirrival, já que por meio da intervenção, finalizou as obras iniciadas quando ainda era prefeito. 

Na coletiva de imprensa, Mauro Mendes alfinetou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e disse que a equipe da intervenção conseguiu estancar uma sangria que existia na saúde de Cuiabá. Ele ressaltou também que não há justificativa para a demora na execução e finalização das obras. “Nada justifica você ter uma unidade dessa, que faz em um ano e meio [para ser entregue], demorar sete, oito anos”. 

Segundo o governador, ele visitou o local após o Tribunal de Justiça determinar a intervenção e encontrou a unidade quase pronta, porém com muitos vícios de construção e pouca qualidade. “Determinamos, então, que se fosse feita uma reengenharia, a obra pudesse melhorar o padrão de qualidade”, disse o governador na coletiva de imprensa nesta quinta-feira. 

O local entrará em funcionamento nesta sexta-feira (14) e tem capacidade para atender 10 mil pessoas por dia. A estrutura conta com piso especial, há televisores na sala de atendimento e painéis de LED para chamamento e controle de pacientes. 

O governador lembrou que além do padrão de qualidade física, é um dos objetivos da nova UPA ter qualidade no atendimento à população. “Eu estou feliz porque nós precisamos cada vez mais qualificar os espaços de saúde. Estou feliz porque nesse período de intervenção já conseguimos importantes avanços na saúde”, comentou. 

Ao ser questionado sobre uma nota da prefeitura de Cuiabá divulgada nesta quinta, na qual afirma que executou 99% da obra, o governador rebateu e disse que a obra foi executada com dinheiro arrecadado da população de Cuiabá. 

"Quem fez a obra não foi o prefeito Emanuel Pinheiro, não foi o Mauro Mendes. Quem fez essa obra aqui foi a empreiteira com o dinheiro do cidadão. Aqui não é obra do dinheiro do Emanuel ou com o dinheiro do Mauro. Isso aqui é obra feita com o dinheiro do cidadão que paga impostos na cidade de Cuiabá", disse. 
Imprimir