Imprimir

Notícias / Política MT

Governo deve apresentar anteprojeto de obra definitiva no Portão do Inferno em 30 dias e pavimentar MT-246 em dez meses

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (União) se comprometeu a acelerar a busca por uma solução para a garantia de acesso a Chapada dos Guimarães, cidade prejudicada por conta da interdição na MT-251 (67 Km de Cuiabá), no trecho localizado no Portão do Inferno, que registra deslizamentos de terra desde metade do mês de dezembro.

Leia também
Fagundes sai em defesa de Valdemar após críticas por elogio a Lula: 'dirigente dedicado e pragmático'


Nesta segunda-feira (15), o gestor se reuniu com o prefeito Osmar Froner (MDB) e o senador Wellington Fagundes (PL), que se comprometeu a pressionar o Ibama para renovação da autorização para que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) tenha autonomia para análise e liberação de licenças ambientais necessárias para realização de obras na Estrada de Chapada.

No encontro, Mauro garantiu que a Sinfra irá apresentar o anteprojeto das obras no Portão do Inferno em até 30 dias. Neste período, a equipe técnica da Pasta irá analisar qual a melhor medida para o local, se a construção de um túnel ou de uma ponte suspensa para garantir o tráfego seguro de veículos.

"O projeto será concluído e estão estudando duas alternativas: um túnel ou até um ponte suspensa. Tudo isso será decidido pela área técnica. O importante é que o governador convidou o secretário Marcelo para que todas as ações emergenciais sejam feitas. Estamos discutindo o emergencial, o que for necessário. É claro que a questão da renovação da licença por parte do Ibama é muito importante", explicou Wellington.

Além disso, de acordo com Froner, o secretário Marcelo de Oliveira (Sinfra) garantiu que irá acelerar o processo de pavimentação de cerca de 30 Km da MT-246, que liga o Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, até a MT-351, que dá acesso ao Lago de Manso. A rota se tornou um alternativa entre os municípios, mas o trecho sem asfalto torna a vida intrafegável, por conta da lama e passagem de veículos pesados.

"O governo, que tinha um cronograma físico-financeiro de 18 meses, vai reduzir para menos de dez meses. Isso permite que nesse intervalo de tempo a gente possa dar esse horizonte de um acesso para Cuiabá, de 120 Km, todo pavimentado", declarou o prefeito.

"Havia uma reivindicação no sentido de que se acelerasse essa obra, ligando Água Fria à Estrada do Manso. O secretário Marcelo acatou e nos informou que vai reduzir o máximo possível. Havendo um alinhamento com a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Fazenda - para ver o cronograma financeiro - e a empresa,  será pavimentada antes dos 12 meses", acrescentou, pontuando que pela BR-364, o motorista chega a dirigir 230 Km.

O prefeito ainda declarou que o governo avançou no sentido de atender as reivindicações da população e comerciantes do município, já que liberou o trânsito em meia pista - no sistema pare e siga - nas sextas à tarde, finais de semana e manhãs de segunda. 

O prefeito reforça, no entanto, o pedido para que o governo libere meia pista da MT-251 todos os dias da semana. "Que possa estudar uma via com trânsito livre, com pare e siga. Se houver esse avanço, creio que Chapada será atendida". 
Imprimir