Imprimir

Notícias / Política MT

Secretarias se dividem em funções para socorrer lojistas do Shopping Popular; local provisório é incerto

Da Redação - Luis Vinicius / Do local - Max Aguiar

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), uma série de medidas para amenizar os impactos que os lojistas do Shopping Popular tiveram com o incêndio de grandes proporções que atingiu o local nesta madrugada. As deliberações foram anunciadas durante uma reunião entre o chefe do Executivo municipal, do Legislativo cuiabano, do governo do Estado, da Assembleia Legislativa (ALMT) e da bancada federal.

Leia também
'Fizemos doação de R$ 50 milhões para o RS, temos que fazer aporte parecido ou maior', diz Botelho sobre Shopping Popular
 
Um dos principais questionamentos dos lojistas é o local onde os comerciantes poderão se instalar enquanto o local incendiado é recuperado. Emanuel explicou à imprensa que durante reunião com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), foi sugerido que os lojistas pudessem se realocar no Ginásio Dom Aquino, espaço que fica nas proximidades.
 
Emanuel, por sua vez, apresentou a sugestão de instalar os comerciantes no campo de futebol, que fica na saída do Ginásio Dom Aquino. A decisão ainda não foi tomada e só será anunciada nas próximas horas durante reunião dos associados com o presidente do Shopping Popular, Misael Galvão.
 
“Uma sugestão que eu acho que é melhor: aquela área que é do município que fica atrás da quadra do Ginásio da Lixeira onde é o campo de futebol. É uma área plana, que sai do Ginásio Dom Aquino, muito grande, muito fácil de fazer a cobertura. Vocês podem utilizar o estacionamento do Shopping Popular”, disse Emanuel aos jornalistas.
 
Deliberações ao secretariado
 
O emedebista também anunciou demandas que foram repassadas ao seu secretariado. Cada pasta terá um encaminhamento para que as atividades no local sejam retomadas o mais rápido possível.
 
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, foi incumbido de acompanhar o levantamento dos empresários que foram beneficiados com a linha de crédito anunciada pelo governo. Esse monitoramento, segundo Emanuel, ocorrerá por meio do Cuiabanco.
 
Já Hellen Janayna Ferreira de Jesus – secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – Irá fazer o acompanhamento psicológico e acolhimento das famílias envolvidas.
 
“O trauma emocional deixa muitas sequelas. Vai criar um protocolo de atendimento junto à associação para atendimento às famílias, aos associados e seus familiares”, disse o prefeito.
 
Juarez Samaniego, do Meio Ambiente, e o secretário Coronel Salles, da Ordem Pública, vão auxiliar na legalização das empresas e a documentação necessária para possíveis linha de crédito e se necessário segurança no local nesses próximos dias.
 
Luciana Zamproni, secretária de Mobilidade Urbana, vai cuidar do trânsito na região.
 
O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa (PV), e a direção da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, capitaneada por João Hauer, vão promover toda a limpeza da área utilizando maquinários, caminhões e toda nossa força de recursos humanos.
Imprimir