Imprimir

Notícias / Cidades

Chegada da primavera provoca aumento de tempestades em Cuiabá

Da Redação - Fabiana Mendes

A primavera começou às 22h04 de quinta-feira (22) e apesar de ser conhecida como estação das flores, ela também pode ser chamada de estação das tempestades. Na segunda quinzena de setembro as condições de chuva melhoram, após período de estiagem, provocando os temporais pelos próximos meses com raios, ventos intensos e alagamentos, por exemplo. 

Leia também:
Mãe de cinco filhos, mulher descobre gravidez rara de quadrigêmeos

Segundo o Clima Tempo, a águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média normal, caracterizando o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña.

Nesta sexta-feira (23), o calor em Cuiabá diminuiu. A mínima prevista é de 22ºC e a máxima não passa de 31ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuvas isoladas nesta tarde. 

No sábado (24), a temperatura sobe em Cuiabá e os termômetros ficam entre 23ºC e 35ºC. O Inmet estima chances de pancadas de chuva isoladas. 

No domingo (25), o calor é intenso e a máxima pode chegar a 36ºC. Neste dia não há previsão de chuva. 

A partir da próxima semana, o Inmet prevê tempestades em alguns dias na capital. Uma tempestade é um fenômeno de caráter violento, que possui curta duração e pode vir acompanhado de ventos fortes, chuva, granizo, relâmpagos e raios.

Apenas entre janeiro e junho deste ano, mais de 6,7 milhões descargas atmosféricas foram registradas em Mato Grosso.

São mais de 600 mil raios a mais se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e compilados por um serviço especializado contratado pela Energisa.
Imprimir