Imprimir

Notícias / Política MT

Após dois dias de sessão, vereadora Fabiana Nascimento é cassada na Câmara de Chapada dos Guimarães

Da Redação - Rodrigo Costa e Gustavo Castro

Depois de dois dias de sessão extraordinária, que começou na terça-feira (19) e terminou às 22h55 desta quinta-feira (21), em que foram lidas, na íntegra, 1.119 páginas do processo administrativo, a Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães cassou o mandato da vereadora Fabiana Nascimento (PRD), conhecida como 'Fabiana Advogada'. 

Leia mais
Câmara retoma sessão que pode cassar mandato de vereadora


A cassação ocorreu por 9 a favor e 2 contra, em razão de um processo que acusou a parlamentar de advogar contra o município. Segundo a acusação, Fabiana infringiu a Lei Orgânica Municipal após ter advogado, em setembro deste ano, em ações de interesses privados, e, em alguns casos, contra a cidade, considerado uma infração de norma legislativa.

Antes mesmo da finalização do processo, os vereadores já davam como certa a cassação de Fabiana. O autor da denúncia é o secretário de Governo de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello. 

Fabiana nega as acusações. Diz, em sua defesa, que é alvo de perseguição política por fiscalizar o executivo municipal. 

Para a parlamentar, é evidente a ausência de justa causa para o processo de cassação. Reafirmou sua determinação em continuar suas atividades de fiscalização. Citou medidas tomadas por ela, como a intervenção na venda de ingressos para o Festival de Inverno e a solicitação de prestação de contas do evento que desagradaram a gestão municipal.

O Ministério Público de Mato Grosso e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram contrários à cassação da vereadora. No entanto, o presidente da Casa, Mariano Fidelis, disse que, apesar do posicionamento contrários das instituições, o julgamento cabe ao plenário da Casa.
 
Veja como cada vereador votou:

Sim Não
Imprimir