Imprimir

Notícias / Brasil

Crianças devem receber 2º dose da vacina contra a gripe suína

Folha Online

As crianças de seis meses a dois anos que já foram vacinadas contra a gripe suína --a gripe H1N1-- deverão retornar para os postos de saúde 30 dias depois da imunização para o recebimento da segunda dose da vacina, alerta o Ministério da Saúde.

Segundo os dados da pasta, mais de 4 milhões de crianças nesta faixa etária já receberam a primeira dose da vacina, atingindo a marca de 100% de cobertura. O ministério pede que os pais fiquem atentos a orientação anotada nas carteiras de vacinação, que aponta a data de recebimento da segunda dose.

"Esse intervalo [de 30 dias] é recomendado porque é o tempo necessário para o organismo produzir maior número de anticorpos, ou seja, maior imunidade", explica o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage. "Garantir a imunização agora é fundamental para evitar complicações nos meses de maior transmissibilidade das doenças respiratórias", alerta.

Dados da pasta destacam que no ano passado, as crianças de idades entre seis meses e dois anos foram as que tiveram a maior taxa de incidência de casos graves, com taxa de 154 por 100 mil habitantes. Em seguida, estão os jovens de 20 e 29 anos.

Até a manhã desta segunda, o Ministério da Saúde registrava 43,9 milhões de pessoas vacinadas. Jovens de 20 a 29 correspondem a 23,4 milhões do total (66,5% dessa população vacinada). As gestantes já somam 1,9 milhões de imunizadas (61,7%). Os doentes crônicos alcançaram a marca de 12,4 milhões de vacinados (74%).

O grupo selecionado de trabalhadores de saúde alcançou 100% de cobertura, com 2,7 milhões imunizados. O mesmo para as crianças de seis meses a menores de 2 anos, com 4,5 milhões de doses aplicadas. Na próxima etapa, serão convocadas pessoas entre 30 e 39. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo.
Imprimir