Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Fiscal da Smades incentiva o plantio de árvores na cidade

PMC

Notificar estabelecimentos comerciais sobre a necessidade de efetuar o plantio de árvores ao longo das calçadas. Esse é o esforço que vem sendo desenvolvido pelo fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smades) Jaime Veríssimo Lemos do Nascimento, que, juntamente com a equipe do Juvam (Juizado Volante Ambiental), percorre as avenidas de Cuiabá verificando se os empresários cumprem a lei.

“O plantio de árvores nas calçadas dos estabelecimentos comerciais é lei. O trabalho do Juvam consiste em verificar in loco se o proprietário cumpre esta norma. Caso não esteja dentro da lei, ficará sujeito a sanções e multas”, explica o fiscal.
Veríssimo atua no Juizado Volante Ambiental há três anos. Durante esse período o fiscal aplicou autos de infração em cerca de 600 estabelecimentos localizados na região central da cidade, como as avenidas Tenente-coronel Duarte (Prainha), 13 de Junho e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

“Na Prainha, por exemplo, plantamos aproximadamente 50 ipês, assim como na calçada da Associação dos Delegados, na Avenida do CPA. Essa árvore é extremamente importante, pois absorve dióxido de carbono e libera oxigênio; ótimo para o calor de Cuiabá”, pontua.

O fiscal de meio ambiente acrescenta que o trabalho também está focado na preservação da limpeza pública. “A atividade se integra ao processo de notificação e visa multar responsáveis pela fixação de cartazes e distribuição de folhetos em logradouros públicos”, destacou ele.
Imprimir