Imprimir

Notícias / Política BR

DEM entra com a quarta representação contra Lula e Dilma em dois dias

Folha Online

O DEM irá ingressar hoje com mais duas representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Nas ações, o partido contesta a participação dos dois nos eventos organizados pela Força Sindical, em São Paulo, e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em comemoração ao dia 1º de Maio. Agora, são quatro ações do DEM contra Lula e Dilma em dois dias.

Segundo o partido, Lula fez propaganda antecipada para Dilma. "Nós não somos contra a pré-campanha, nós somos contra o fato da lei não ser cumprida. A legislação não permite política partidária dos sindicatos", afirmou deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM.

No palanque montado pela Força, Lula fez uma menção indireta à pré-candidata. "Vocês sabem quem eu quero", disse ele.

"Tivemos que entrar contra a Força para não parecer que era uma coisa contra a CUT", disse Maia. Segundo o deputado, as duas representações são uma continuidade das outras.

Já, em São Bernardo do Campo, para um público estimado de 80 mil pessoas, Lula deu a receita para que seu governo tivesse sequência: "Para que continue, todos vocês sabem o que têm que fazer."

Na segunda-feira, o DEM contestou a participação de Lula no evento da CUT que aconteceu em São Paulo. Na festa, ele disse que poderia falar sobre eleições. "A legislação não me permite falar de candidatos." O público presente no evento reagiu à declaração de Lula com o coro "olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

O partido ainda reclamou, em outra representação, de pronunciamento oficial veiculado em cadeia nacional. Para o DEM, o presidente fez propaganda para Dilma na fala.

"Sob o pretexto de divulgar os 'feitos' do atual governo e saudar os trabalhadores do Brasil, o que fez o primeiro representado foi mais uma propaganda em favor da representada Dilma Rousseff ao afirmar que 'este modelo de governo está apenas começando'; que 'este modelo vai prosperar'; que, para continuar crescendo, 'é preciso que a gente continue tomando as decisões certas, nas horas certas'; que o Brasil tem 'um povo maduro que sabe escolher", afirma o partido na representação.

O DEM ainda não irá contestar a participação de Lula e Dilma na festa das centrais UGT, Nova Central e CTB, porque não teve acesso ao vídeo do evento.
Imprimir