Imprimir

Notícias / Política MT

Guilherme Maluf tenta propor CPI das Máquinas na Assembléia

Da Redação - Jardel Arruda

Diante do escândalo do superfaturamento da compra do maquinário do programa “Mato Grosso 100% equipado”, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) tenta propor a Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) das Máquinas. Por enquanto, o parlamentar já conseguiu a adesão dos deputados do DEM, ou seja, a bancada de oposição ao governo.

“Esta Casa tem a obrigação de investigar esse caso”, argumentou o tucano, ao utilizar a tribuna da Assembléia na tarde desta terça-feira (4). A importância de se apurar os fatos da aquisição das 705 máquinas compradas pelo governo no ano passado, segundo Maluf, é aumentada porque a compra precisou ser aprovada pela Assembléia Legislativa.

O deputado, o qual faz parte da ‘diminuta’ oposição ao governo dentro da AL, se preocupou em dizer que não tenta aumentar a crise no executivo, mas sim garantir a lisura de todos os fatos.

“Nosso intuito não é tumultuar e nem promover um turbulência no governo, mas um fato como esse precisa ser investigado. Temos até mesmo, a convicção de que o executivo nem sabia do que se passava”, concluiu.

O caso

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório preliminar elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço em pelo menos 16% das aquisições.

O pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Imprimir