Imprimir

Notícias / Política MT

Riva e ‘bancada governista’ tentam impedir criação da CPI das Máquinas

Da Redação - Jardel Arruda

O presidente da Assembléia Legislativa (AL), José Riva (PP), e vários deputados da bancada governista se manifestaram contra a proposição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a aquisição de 705 máquinas para equipar as prefeituras de todo o Mato Grosso, proposta pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) nesta terça-feira (4). Eles alegam que uma CPI pudesse atrapalhar as investigações já correntes.

“Talvez, uma CPI, até atrapalhe (as investigações). Seriam três instituições diferentes investigando o mesmo caso”, alegou o deputado do PP. Ele também frisou o fato do governador Silval Barbosa (PMDB) ter pedido para as autoridades iniciarem investigações sobre o caso. “Silval não deixou duvida nenhuma quanto à transparência”, completou.

Riva, que foi apoiado pelos deputados José Domingos Fraga (DEM), João Malheiros (PR), Maksuês Leite (PP) e Pedro Satélite (PPS), também ressaltou o fato de ser ano eleitoral, e que, portanto a CPI teria dificuldades de ir adiante. “É ano de eleição. Duvido que os deputados terão disponibilidade de se dedicar a CPI como se deve”.

Entretanto, Guilherme Maluf voltou a se manifestar a favor da criação da CPI, usando a repercussão do caso para justificar a atuação da Assembléia. Para ele, a “AL não ode ficar omissa usando como desculpa o fato de ser ano eleitoral”.

O deputado Percival Muniz fez coro ao tucano e também solicitou a criação da comissão de inquérito. Para ele, como Silval Barbosa coordenou todo o processo de aquisição das maquinas, desde quando ainda era vice-governador, lhe cabe o ônus e cabe a AL apurar todos os fatos.

Riva, porém, afirmou que na AL já existe uma comissão a qual possui a funcção de acompanhar esse tipo de investigação, a Comissão de Fiscalização Orçamentária do Executivo. De acordo com ele, essa comissão deveria, acompanhando as atividades do MP, já estaria cumprindo o dever daquela Casa de Leis.
Imprimir