Imprimir

Notícias / Política MT

José Botelho é confirmado na Secretaria de Planejamento

Da Redação - Julia Munhoz

José Gonçalves Botelho do Prado assume a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação (Seplan). O ex-Auditor-Geral do Estado foi confirmado como novo secretário na noite da quarta-feira (05). Ele ocupa a vaga deixada por Arnaldo Alves de Souza Neto, que foi empossado na Secretaria de Estado e Infraestrutura (Sinfra).

As nomeações e “remanejamentos” dos secretários deixam clara que foi uma ação imediata para “tapar o buraco” deixado por Vilceu Marchetti, que esteve à frente da Sinfra desde o início da gestão do ex-governador, Blairo Maggi, e foi o primeiro a ser afastado do cargo após o escândalo que apura o superfaturmaento na aquisição de maquinários por parte do Governo do Estado.

Funcionário de carreira há 27 anos, José Botelho, com a formação de contador, estava à frente da Auditoria Geral do Estado desde 2007.

O caso

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório preliminar elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço em pelo menos 16% das aquisições.

O pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD).
Imprimir