Imprimir

Notícias / Brasil

Câmara Federal lança Frente Parlamentar da Capoeira

De Brasília - Vinícius Tavares

Os capoeristas do Brasil têm desde hoje o apoio de parlamentares do Congresso Nacional que pretendem aprovar projetos de interesse para promover esta importante manifestação cultural. O apoio vem da Frente Parlamentar da Capoiera, lançada nesta quarta-feira, em Brasília, em solenidade que contou com a participação de deputados e de um grupo de capoeira, que executou o hino nacional brasileiro ao som do berimbau.

O deputado Márcio Marinho (PRB/BA) foi escolhido o presidente da Frente Parlamentar da Capoeira. Em discurso inflamado, o deputado Carlos Santana (PT/RJ) protestou contra a postura racista do Congresso Nacional, que evitar votar projetos polêmicos em defesa dos negros e mestiços.

"A escravidão no Brasil acabou há 122 anos, mas tanto a Câmara quanto o Senado insistem em engavetar todos os projetos que tratam de políticas públicas para os negros. Esta Frente Parlamentar vai atuar em defesa da capoeira. Muitos pensam que é um esporte, mas a capoeira é cultura e assim deve ser encarada".

Em 2008 a capoeira se tornou patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação cultural foi votado em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
Imprimir