Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sema falará sobre o impacto ambiental de usina em Sinop

De Sinop - Alexandre Alves

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) marcou cinco audiências públicas, no nortão, para debater o Estudo de Impacto Ambiental e o relatório (EIA/Rima) feito pela Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), para construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop, no Rio Teles Pires, a ser construída entre Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba e Cláudia.

O secretário Alexandre Maia já formou comissão com 13 profissionais de áreas afins, que terão 240 dias para analisar o EIA/Rima e elaborar parecer técnico. A usina terá capacidade de gerar 461 megawatts de energia e será interligada ao sistema nacional. Como vai alagar áreas rurais nos cinco municípios, é necessário discutir o dano ambiental com a sociedade.

A primeira audiência será em Ipiranga do Norte, dia 21 de junho; em Sorriso, dia 22; Sinop, dia 23; Cláudia, dia 24 e, em Itaúba, dia 25, sempre às 19h30, em locais ainda a serem divulgados. Após a realização das audiências, a Sema analisará a probabilidade de emissão de licenças de instalação e operação da UHE.

Outras usinas de energia também estão em fase de estudos para implantação no Teles Pires. Em Itaúba, por exemplo, serão duas, uma na Fazenda Três Corações e outra na divisa com Colíder, a PCH Colíder. Esta já está com as discussões em fase adiantada e o governo federal planeja leiloar ainda este ano.

Atualmente, há seis projetos de médio e grande porte (PCH Teles Pires, Sinop, Colíder, Foz do Apiacás, São Manoel e Magessi), que vão gerar, juntas, 3.7 mil MW de energia, empregos e divisas para os municípios que receberem os empreendimentos. Todas estão inclusas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Imprimir