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Notícias / Cidades

Sexta edição do Cuiabá Fashion é marcada pelo sucesso de público

Da Redação - TA

Mil e duzentas pessoas participaram da 6ª edição do Cuiabá Fashion, o maior evento de moda de Mato Grosso, que levou para as passarelas as tendências de roupas para o inverno e, com a grande adesão, mostrou que “A moda é ser solidário”. Com a sensação de “missão cumprida”, a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, festejou o sucesso do evento. “Foi muito positivo. Mudamos o formato do desfile e o público aprovou a proximidade com as passarelas. Agora vamos fazer as contas e deixar o sucesso deste evento como ponto de partida para o próximo”, destacou.

Na 6ª edição do Cuiabá Fashion, o público ficou mais próximo das três passarelas, montadas no salão do Cenarium Rural, em Cuiabá que, juntas, somaram 75 metros. O novo formato, também teve a aprovação da organizadora da primeira e segunda edição, a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Roseli Barbosa, que destacou ainda o aumento significativo do público presente. “O evento foi excelente. Percebemos que as pessoas aderiram à ideia, que participam e se importam com as causas sociais”.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, avaliou que, além de um estímulo à solidariedade, o Cuiabá Fashion é uma oportunidade de mostrar e valorizar o que é feito pelos profissionais do Estado.

“Podemos perceber que o evento já faz parte do calendário cultural e que ele movimenta a economia local. Mais de 500 pessoas, entre modelos, marceneiros, arquitetos, produtores, cozinheiros, empresários e maquiadores trabalharam para estruturar o que foi visto pelo público. O desfile gera emprego e renda, e possibilitará a reforma de duas enfermarias da Santa Casa, com 24 leitos, e auxiliará os trabalhos da Avogas. Ele também impulsiona o mercado da moda, o encontro de pessoas e aguça a solidariedade”.

Ação Social


O deputado Sérgio Ricardo, primeiro secretário da AL, observa que a Sala da Mulher é o braço social da Casa de Leis que, num evento como o Cuiabá Fashion, acentua a função do Poder. Ele avalia que a ação ainda mostrou a credibilidade que a Casa tem com a população.

“Um de nossos trabalhos é ouvir as aspirações sociais e traduzir este material em leis. Mas também identificamos dificuldades da população e as encaminhamos para solução. E este evento expressa uma de nossas formas de interferir positivamente em favor da população. Com a CPI da Saúde podemos perceber que uma das maiores aspirações do povo é a saúde e ela é contemplada com o resgate da estrutura da Santa Casa”, pontua.

Diversa autoridades prestigiaram essa sexta edição do Cuiabá Fashion, entre eles os deputados Adalto de Freitas, Daltinho, (PMDB), Chica Nunes (DEM), José Domingos Fraga (DEM) e Pedro Satélite (PPS).

Tendências

Oito lojas parceiras mostraram o que será usado neste inverno por homens, mulheres e crianças ao desfilar 230 trajes e acessórios que foram da moda clássica, representadas por grifes famosas como Armani, Alexandre Herchcovitch e Paco Rabanne, aos estilos descolados, da moda de rua.

Os tecidos luminosos, a renda, as aplicações em paetê e o preto, muito preto, foram mostrados e estarão presentes nas vitrines não só de Mato Grosso, mas de todo o país. “Com este evento mostramos que Cuiabá é uma metrópole. Trouxemos para as passarelas um pouco de glamour, estilo, sofisticação. Indicamos as cores do momento, que além do preto, que volta com tudo, também terá dourado, prateado, vermelho telha, verde. Teremos um inverno com muita cor”, avalia o produtor de moda do 6º Cuiabá Fashion, Edson Guilherme.

Para a professora de moda da Universidade de Cuiabá (Unic), Joana Resende, o evento é o primeiro passo para inserir a moda como conceito e como arte em Mato Grosso. “A inclusão da produção da Tugore no desfile mostra o incentivo a quem está produzindo algo mais autoral, que tenta levar em consideração as características locais. Penso que a cada ano esta tendência possa ser ampliada, inclusive para aproveita a mão de obra que está sendo formada pela faculdade”.

Na recepção do 6º Cuiabá Fashion, as alunas do Curso de Moda da Unic expuseram suas criações, junto com as artesãs de Poconé, que levaram seus trabalhos em arpilleria; a Panô, que trouxe roupas produzidas a partir de fibra natural e a Saco de Luxo, que mostrou chapéus e acessórios produzidos em tecido, aqui em Cuiabá. Mostrando que tradição e tecnologia podem andar juntas. As informações são da secretaria de Comunicação da AL.
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