Imprimir

Notícias / Cidades

Sejusp inaugura horta orgânica no presídio feminino

Assessoria/Sejusp-MT

Projeto de Confecções variadas instalados no presídio Feminino, em Cuiabá
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Fundação Nova Chance (Funac), realiza nesta sexta-feira (07.05) a implantação da horta orgânica na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto “May”, em Cuiabá. O evento acontece às 14h30 na unidade.

Com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do MT Regional a horta orgânica é o mais novo projeto de ressocialização implantado na penitenciária, que já conta com outros dois projetos em andamento.

Há 30 dias, a Empaer disponibilizou técnicos que estiveram na unidade capacitando as reeducandas. Durante as aulas elas receberam orientações de como criar uma horta, como preparar a terra e plantar as verduras, legumes e hortaliças, além de técnicas para manter a horta. A princípio o alimento plantado será consumido na própria unidade prisional.

Após a implantação da horta orgânica, a equipe da Fundação Nova Chance visitará os projetos de ressocialização que já estão em funcionamento na unidade feminina, como a confecção de bolsas pela empresa Pantanal Artefatos de Couros. A parceria da Funac com a empresa Pantanal Artefatos possibilitou a implantação da fábrica de bolsas. Na unidade, uma cela foi adapta e equipada com cinco máquinas de costuras, duas mesas utilizadas para fazer os primeiros moldes das bolsas e o acabamento das peças, além da máquina para o corte do couro, próprio para esse tipo de trabalho.

No ambiente totalmente equipado, cerca de dez reeducandas do regime-fechado fabricam as bolsas de todos os tamanhos, cores e estilos. Elas aprendem detalhadamente como é confeccionado um dos acessórios feminino mais utilizado pelas mulheres.

O outro projeto, Livre Modas e Artes, da empresa Multi vidas Uniformes e Artefatos, consiste na fabricação e confecção de roupas, artefatos têxtil para uso doméstico (avental, guardanapo, etc) artigos de cama, mesa e banho, uniformes de empresas em geral e demais acessórios como bordados e crochês.

Tanto para a Pantanal Couros quanto para a fabricação das roupas e acessórios, as reeducandas contam com instrutores das empresas que auxiliam na produção e todo material para a confecção é fornecido pelas empresas.
Imprimir