Imprimir

Notícias / Esportes

Flamengo e São Paulo empatam em estreia no Brasileiro

Folha Online

Os dois últimos campeões brasileiros, Flamengo e São Paulo, estrearam no Campeonato Brasileiro-2010 se enfrentando neste domingo, no Maracanã. Como as duas equipes estão focadas em suas campanhas na Taça Libertadores, os treinadores escalaram times mistos, que acabaram por empatar por 1 a 1.

Ambos os times estão nas quartas de final da Libertadores, motivo para evitar que alguns dos principais jogadores dos dois lados entrassem em campo. O Flamengo veio embalado após eliminar o Corinthians no ano do centenário do rival, enquanto o São Paulo precisou dos pênaltis para vencer o peruano Univesitario no Morumbi.

No rubro-negro carioca, a dupla Vagner Love-Adriano foi poupada, dando vaga a Denis Marques e Petkovic, que voltou ao time. Além disso, referências do time como Léo Moura e Maldonado também não jogaram. Já o time titular do São Paulo não teve jogadores como Alex Silva, Dagoberto, Jorge Wagner, Cicinho e Hernanes (os dois últimos entraram no fim do jogo).

O jogo

No Maracanã, o São Paulo tentou minar o adversário. Marcelinho Paraíba e Washington tentavam movimentar o setor ofensivo. No entanto, a pressão não foi suficiente, e o Flamengo passou a levar perigo com subidas em velocidade e com a bola parada de Petkovic.

O tricolor do Morumbi voltou a pressionar também em uma cobrança de falta, na entrada da área --o goleiro Rogério Ceni cobrou e acertou a trave do arqueiro rival Bruno, aos 28min. Na sequência, Kléberson recebeu a bola desmarcado de frente para o gol são-paulino, mas chutou para fora.

A partir daí, o Flamengo cresceu no jogo: aos 33min, Denis Marques tentou de cabeça dentro da área e mandou por cima; aos 36min, Juan recebeu em boa posição e também errou. Aos 40min, o zagueiro David completou cobrança de escanteio e jogou para fora.

Quando a partida parecia se encaminhar sem gols para o intervalo, Marcelinho recebeu enfiada pelo lado esquerdo da área e, em vez de concluir, optou pela assistência rasteira para o centroavante Washington completar de carrinho, nos acréscimos.

O São Paulo voltou bem melhor do intervalo, comandando o fluxo do jogo. No entanto, aos 6min, o Flamengo chegou ao empate: Michel, que voltou do vestiário no lugar de Fernando, lançou Denis Marques na ponta direita. O atacante invadiu a área e tocou rasteiro na saída de Rogério Ceni.

Aos 19min, Petkovic arriscou e viu a bola desviar na defesa e sair pela linha de fundo. O próprio meia sérvio foi para a cobrança e tentou fazer o gol olímpico --mas a bola bateu na trave. A resposta do São Paulo foi logo em seguida, com Washington. Praticamente na marca do pênalti, ele chutou para fora.

Kléberson desperdiçou mais uma boa chance aos 28min, após boa trama de seu time. O técnico Rogério Lourenço trocou Petkovic por Vinícius Pacheco, e Ricardo Gomes promoveu a entrada de Marlos na vaga de Marcelinho.

Aos 38min, Hernanes entrou no lugar de Léo Lima, e Fierro assumiu a vaga de Rômulo. Cinco minutos depois, o Flamengo teve uma falta na lateral da área. Após cruzamento, Everton cabeceou para fora. Cicinho ainda entrou no lugar de Wellington.
Imprimir