Imprimir

Notícias / Política BR

Temer vai encaminhar caso de "Tropa de Elite 2" para procuradoria da Câmara

Folha Online

Incentivado pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta terça-feira que vai encaminhar para análise da procuradoria o fato de o filme "Tropa de Elite 2" ter cenas inspiradas na rotina da Casa e nos próprios deputados.

O filme, com direção de José Padilha, ainda não está em cartaz. Segundo reportagem publicada pela Folha, ele traz um deputado fictício de nome Fraga prestando depoimento sobre as milícias do Rio em um cenário que imita o Conselho de Ética. Padilha chegou a pedir para filmar na Câmara, o que foi negado por Temer.

O deputado Fraga do filme é o antagonista do capitão Nascimento (Wagner Moura). Por isso, o deputado Fraga "real" criticou: "Não é um nome comum, como João. Eu sou o antagonista, ou seja, o bandido. Peço que a procuradoria analise isso".

Ele foi apoiado pelo deputado José Genoino (PT-SP). "Estão tentando colocar o parlamento como piada. A defesa do parlamento está em jogo, não podemos achar que isso é normal. Se a moda pega, a Câmara será colocada como uma instituição que não tem poder nenhum", disse Genoino.

Durante as gravações de "Tropa de Elite 2", insinuou-se que Fraga seria baseado no deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ex-secretário de Segurança Pública do Rio (gestão Rosinha Matheus). Apesar disso, o deputado disse que já conversou com Padilha, que o informou que a personagem não foi baseado nele. Para Itagiba, Temer deveria ter liberado as filmagens na Câmara.
Imprimir