Imprimir

Notícias / Esportes

Dunga tira da convocação destaques recentes do futebol brasileiro

R7

Hernanes, símbolo de um São Paulo vencedor, não vai disputar o Mundial da África do Sul A convocação do técnico Dunga para a Copa do Mundo de 2010 deixou em segundo plano algumas recentes sensações do futebol brasileiro, como o São Paulo tricampeão brasileiro de 2006 a 2008 e o Santos que faturou o título do Campeonato Paulista deste ano, comandado pelos Meninos da Vila.

Formadores do maior clamor público antes do Mundial, os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso ficaram de fora da lista dos 23 convocados para a Copa, sendo que o segundo ficou com o prêmio de consolo de estar na “lista de espera” da seleção, que tem sete jogadores que podem ser aproveitados no Mundial.

A convocação do atacante Robinho, também do Santos, não é um prêmio aos Meninos da Vila. O jogador, que ganhou a confiança do técnico Dunga na seleção brasileira, garantiu a vaga por sua atuação em outros momentos, mais especificamente a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e as eliminatórias do Mundial da África do Sul.

O São Paulo tricampeão brasileiro teve apenas um representante: Josué, que foi campeão em 2006 e participou do início da campanha no título de 2007, antes de se transferir para o Wolfsburg. Grafite, atacante convocado, esteve no grupo são-paulino até o início de 2006, quando foi negociado com o Le Mans para, depois, chegar ao mesmo Wolfsburg.

As equipes campeãs em 2006, 2007 e 2008 tiveram nove jogadores testados por Dunga em algum momento dos últimos quatro anos, com os atletas estando ou não no clube no momento do chamado para a seleção. Foram eles: o lateral-direito Ilsinho, os zagueiros Miranda, André Dias e Alex Silva, os volantes Josué, Mineiro, Hernanes e Richarlyson e o atacante Diego Tardelli. Desses, apenas Josué vai para a Copa.

O goleiro Rogério Ceni, que participou das duas últimas Copas do Mundo e foi terceiro goleiro durante a conquista do Mundial de 2002, não teve oportunidades com Dunga.

Outros fenômenos recentes também não foram lembrados. O Grêmio, que apresenta um bom futebol neste ano, tinha chance com o goleiro Victor, que foi preterido. O Flamengo, campeão brasileiro, teve o seu principal jogador, Adriano, vetado. Mesmo sendo o artilheiro da última edição do Campeonato Brasileiro, o atacante não conseguiu convencer o técnico Dunga.
Imprimir