Imprimir

Notícias / Política MT

Jayme quer programa para centenários

Da assessoria

O senador Jayme Campos propôs, hoje, a elaboração de um programa de assistência e revitalização da memória nacional a partir da documentação histórica da vida de pessoas que completaram mais de 100 anos de idade. Segundo o parlamentar, existem cerca de 11 mil brasileiros com esta faixa etária.

- Com o passar dos anos, o ser humano adquire sabedoria e torna-se irmão do tempo, fazendo refletir em sua própria existência as lembranças do passado e as promessas do futuro. O ontem e o hoje são peças que se encaixam perfeitamente como uma trilha a pavimentar os caminhos do amanhã. Aqueles que compreendem o que passou, convertem-se em fachos de luz a iluminar de esperança os passos das novas gerações, disse.

Jayme Campos fez uma reflexão, da Tribuna do Senado, sobre as condições sociais e econômicas dos idosos brasileiros. Para ele, é muito difícil um idoso transpor a ponte da longevidade, principalmente “num país onde o idoso é vítima permanente da perda de contato com a força de trabalho, da desvalorização de seus vencimentos e pensões, e da pobreza generalizada”.

O senador Jaime Campos propôs a criação de um programa que batizou de “Brasil 100”, em homenagem aos brasileiros que atingiram uma idade considerada por ele emblemática. Ele idealizou a proposição de assistência social e investigação histórica da vida de personagens centenários, ao ler um artigo publicado no jornal Diário de Cuiabá, do último domingo, onde o pecuarista Carlos Reiners, de 102 anos de idade, relata suas experiências de vida ao jornalista e procurador aposentado Evaldo Duarte de Barros.

Admirador confesso do entrevistado, antigo militante do PSD, partido de seu pai, Julio Domingos de Campos, Jayme reconheceu que a vida deste centenário pantaneiro é um exemplo para as futuras gerações:

- Ao lado da esposa dona Didi, Carlos Reiners se constitui num dos pilares mais firmes das tradições e do orgulho do povo mato-grossense. Sua família é um exemplo de união e prosperidade. Seus 14 filhos, 40 netos e 25 bisnetos sorveram da fonte cristalina dos mais puros ensinamentos de temor a Deus, respeito ao próximo e devoção à pátria.

Ao finalizar, o senador Jayme Campos requereu votos de aplausos para Carlos Reiners e o jornalista Evaldo de Barros.

- Nosso país só alcançará o patamar de uma sociedade plenamente desenvolvida, quando reservar aos idosos uma posição de destaque nos grandes debates nacionais, recebendo deles sabedoria, conhecimentos e conselhos, concluiu.
Imprimir