Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Contag-MT pede revisão do Código Florestal ao deputado Homero

Da assessoria

Revisão do Código Florestal Brasileiro foi uma das reivindicações apresentadas pela comitiva de trabalhadores na agricultura de Mato Grosso ao deputado federal Homero Pereira (PR).

Os produtores afirmaram que a agricultura familiar no Estado está inviabilizada em razão das inúmeras penalidades e sanções ambientais. Situação que impossibilita as famílias acessar as políticas públicas agrícolas que dão sustentação à atividade.

“Sabemos que existe recurso para a habitação no campo, para o Pronaf-A, são instrumentos de sustentabilidade do pequeno. Contudo, não temos como acessá-lo porque estamos com problemas ambientais como falta de licenciamento ambiental ou georeferenciamento. Mas como regularizar se as famílias não têm condições e nem estrutura obter esses documentos”, disse o presidente do Sindicato de Diamantino, Claudimar Barbacovi.

Deputado Homero Pereira informou que está trabalhando para que a agricultura familiar tenha uma solução mais adequada ao seu formato, no âmbito da Comissão Especial, criada para analisar projetos que alteram o Código Florestal Brasileiro, e da qual é vice-presidente. Ele reiterou ainda seu compromisso com o segmento desde quanto era secretário de Estado Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder), quando, à época, convidou Jilson Francisco, expoente da agricultura familiar no Estado, para fazer parte da pasta. E, mais recente, articulou junto ao Governo para que ele fosse nomeado secretário.

“Como todos sabem a agricultura e o meio ambiente são áreas que trabalho aqui na Câmara. Então, podem contar comigo, estou lutando para ajudar a agricultura familiar, que é a que mais precisa de nosso apoio”, assegurou Homero Pereira.

Estavam presentes na reunião também os presidentes dos Sindicatos, Célia Maria Sangiovo (Itanhangá); Valdir José Ribeiro (Mirassol D’Oeste) e a secretária-geral Lídia Rezende; Sebastião da Costa (Reserva do Cabaçal); José Ferreira da Costa da Cooperativa de Comodoro; Eliane Gomes, secretária executiva do Sindicato de Diamantino; Aline Kelli Rodrigues associada do Sindicato de Novo Mundo; e o vereador Moíses Ferreira da Silva (PT).


Imprimir