Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Afundamento de plataforma de gás na Venezuela não representa risco ambiental

France Presse

A plataforma venezuelana de gás natural Aban Pearl afundou durante a madrugada desta quinta-feira, anunciou o presidente Hugo Chávez no Twitter, acrescentando que seus 95 trabalhadores foram evacuados.

Segundo as autoridades, o afundamento não representa risco ambiental.

"Com pesar informo que a plataforma de gás de Aban Pearl afundou há poucos momentos. A boa notícia é que os 95 trabalhadores estão a salvo. Continuaremos adiante e venceremos. Viva a Venezuela!", afirmou o presidente em sua conta @chavezcandanga.

Pouco depois, em declarações à televisão estatal VTV, o ministro da Energia e do Petróleo, Rafael Ramírez, garantiu que o afundamento não representa nenhum risco ambiental.

"Compreendemos que isso é uma situação de alto risco. Trata-se de uma instalação grande e complexa, mas nos acompanham empresas especializadas em operações off-shore, e que nos asseguraram que não existe a possibilidade técnica de um escapamento de gás", explicou Ramírez.

Segundo ele, uma falha no sistema foi detectada pouco antes da meia-noite, quando começou a ser sentida uma inclinação importante na plataforma submergível.

Três horas depois, a plataforma afundou completamente sem deixar vítimas.

A estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) incorporou em 2009 a plataforma Aban Pearl ao projeto de exploração e produção de gás e petróleo do Plano Mariscal Sucre.
Imprimir