Imprimir

Notícias / Política MT

Abicalil diz que pesquisas não são 'pérolas sagradas' e questiona Ibope

Da Redação - Thalita Araújo

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Carlos Abicalil (PT), em entrevista ao programa Cidade Independente (Rádio Cidade 94,3 FM) nesta sexta-feira (14), afirmou que pesquisas eleitorais de intenção de voto não são “pérolas sagradas” e questionou os resultados da pesquisa Ibope divulgados recentemente, em que aparece em terceiro lugar, com 24%.

As dúvidas do petista são quanto aos critérios utilizados na pesquisa. “Não vimos qualquer informação sobre os critérios. A soma total não dá 200%, O número de indecisos não foi separado. O que é primeiro e segundo voto não está explicitado”, pontuou Abicalil, dentre outros comentários.

“Tem umas coisas estranhas. Por exemplo, cadê os resultados da pesquisa espontânea? Só fizeram a estimulada?”, indagou o deputado federal.

Abicalil acrescentou que o partido irá pedir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os critérios utilizados na pesquisa Ibope, que foi registrada junto ao órgão, para poder analisar melhor os resultados.

A pesquisa

A pesquisa Ibope foi divulgada pela Rede Globo no último dia 8 e mostrou o ex-governador Blairo Maggi (PR) aparece liderança absoluta, com 75% das intenções de voto dos entrevistados. Em segundo lugar, o levantamento aponta Antero Paes de Barros (PSDB) com 35%. Carlos Abicalil (PT) aparece em terceiro com 24% e Pedro Taques (PDT) em quarto com 9%. Votos brancos e nulos somam 3% e não souberam responder, 11%.

A pesquisa, de modalidade estimulada, entrevistou 812 pessoas entre os dias 1º e 04 de maio. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 10.612/2010.
Imprimir