Imprimir

Notícias / Política BR

Ministra do TSE multa sindicato dos professores por propaganda contra Serra

Folha Online

A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Nancy Andrighi aplicou multa de R$ 7.000 à Apeoesp (sindicato dos professores estaduais de São Paulo) e à presidente da entidade Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Bebel, por propaganda eleitoral negativa contra a pré-candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência.

Segundo PSDB e DEM, autores da representação, no dia 26 de março, ao estacionar um carro de som em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o sindicato tinha o objetivo de atingir a imagem do pré-candidato. No evento, de acordo com os partidos, Bebel fez ataques à eventual candidatura de Serra.

Para o DEM e PSDB, a manifestação promovida pelo sindicato teve "índole eminentemente eleitoral", o que é proibido pela lei.

Em sua defesa, a Apeoesp argumentou que a assembleia foi convocada para discutir os rumos do movimento grevista e não para a realização de comício eleitoral.

No despacho, a ministra Nancy afirmou que a manifestação tinha caráter político. "O conteúdo das declarações não deixa dúvida de que não se tratou de temas de interesse da categoria - professores da rede pública -, ou mesmo de questões nacionais de interesse político-comunitário".

A Apeoesp informou que só vai se pronunciar sobre o assunto quando for notificada oficialmente.
Imprimir