Imprimir

Notícias / Política BR

Secretário do PT diz que Dilma está se tornando conhecida e recebendo votos de Ciro

Folha Online

O secretário nacional de comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), comemorou nesta segunda-feira o resultado da pesquisa CNT/Sensus que mostra o empate técnico entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), com uma leve vantagem da petista sobre o tucano.

Segundo Vargas, o crescimento de Dilma na pesquisa se deve ao fato de a ex-ministra estar se tornando mais conhecida pela população. "Além disso, ela é a candidata do presidente Lula e tem qualidades. É a candidata da situação, que vai manter a política de Lula e fazer avanços."

CNT/Sensus indica empate técnico entre Serra e Dilma; petista aparece na frente
Pesquisa indica que Lula transfere mais votos a seu candidato do que FHC
Pesquisa indica que Dilma representa continuidade e Serra, experiência
Serei doador, mas não o único, diz vice de Marina Silva
PMDB cobra de petista regra rígida para aposentadoria
Marina Silva lança pré-candidatura à Presidência e confirma Guilherme Leal de vice

O petista afirmou ainda que Dilma tem recebido votos de eleitores de Ciro Gomes (PSB), que desistiu de disputar a Presidência. "A pesquisa contesta sistematicamente analistas de plantão, que avaliavam que Ciro transferiria votos para o Serra. A tese não se confirma. Tenho certeza que os votos do Ciro vão migrar para Dilma."

Para Vargas, Serra se mantém estável nas pesquisas porque conta com eleitores fiéis que não gostam do PT e do governo Lula.

Segundo a pesquisa CNT/Sensus, Dilma recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos.

Em uma segunda lista, apenas com os três presidenciáveis mais bem classificados nas pesquisas, Serra recebeu 37,8% das intenções de votos, enquanto Dilma obteve 37%.

Marina Silva recebeu 8% dos votos válidos. Os indecisos, brancos e nulos somam 17,3% nessa segunda lista. Em janeiro, edição anterior da CNT/Sensus, Serra tinha 40,7% dos votos, Dilma 28,5% e Marina 9,5%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.
Imprimir