Imprimir

Notícias / Esportes

Mourinho desvaloriza a Copa e critica naturalização de jogadores

Terra

O técnico José Mourinho, da Internazionale de Milão, às vésperas da final da Liga dos Campeões da Europa contra o Bayern de Munique, desvalorizou nesta terça-feira a Copa do Mundo e criticou duramente a naturalização de brasileiros para as seleções do torneio. Somente Portugal, seu país natal, possui três atletas oriundos do território verde-amarelo: o zagueiro Pepe, o meio-campista Deco e o atacante Liedson.

"Os países não podem comprar jogadores, não são como uma equipe, mas alguns tentam ser. Agora dão passaporte para brasileiros e os colocam para atuar", alfinetou o treinador português, que comandou o atual meia do Chelsea no início do processo de naturalização do jogador em 2003, no Porto.

Apesar de unir os melhores jogadores do planeta em apenas uma competição, a Copa do Mundo não atrai Mourinho. "A final da Liga dos Campeões, que iremos disputar, é muito mais importante que a final do Mundial, pois os clubes são melhores que as seleções", opinou o comandante da Internazionale.

Motivado pela presença de Luiz Felipe Scolari no comando da seleção, Deco estreou com a camisa portuguesa justamente contra o Brasil, em um amistoso disputado no dia 29 de março de 2003. Em campo, o jogador revelado pelo Corinthians assinalou o gol da vitória lusa por 2 a 1.

Após a presença do meia na equipe de Portugal, Pepe e Liedson também adquiriram a cidadania portuguesa e garantiram seus lugares no grupo do país que irá à Copa do Mundo da África do Sul. O zagueiro do Real Madrid estreou pela seleção em novembro de 2007, ao entrar durante o amistoso contra a Finlândia.

Por outro lado, o goleador do Sporting fez seu primeiro jogo pela equipe na reta final das Eliminatórias para o Mundial no Continente Negro. O gol anotado contra a Dinamarca, nos minutos finais do duelo realizado em 5 de setembro de 2009, manteve os lusitanos vivos na disputa por um lugar na Copa.

Os três brasileiros serão titulares da equipe de Carlos Queiroz no torneio e terão pela frente justamente sua pátria de nascimento na fase de grupos. Portugal debutará no torneio diante da Costa do Marfim, em 15 de junho. Cinco dias depois, os europeus terão pela frente a Coreia do Norte, antes de encerrarem a participação na chave G contra o time pentacampeão do mundo.
Imprimir