Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Projeto de despoluição visual alcança postos de combustíveis

Assessoria Sindipetróleo

Regras já existem para corrigir a poluição visual no comércio e uma regulamentação será criada específica para esse setor de revenda. O assunto foi discutido no Palácio Alencastro, em reunião nesta quarta (19), entre a diretoria do Sindipetróleo, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Archimedes Pereira Lima Neto, e o adjunto Josemar de Araújo Sobrinho.

O presidente do sindicato, Aldo Locatelli, reconheceu a necessidade de adequações nos postos. “Muitas vezes o excesso de informações acaba por promover o desconforto espacial e visual, desvalorizando o comércio e confundindo o consumidor”, avalia Locatelli. "Estamos dialogando com todos os setores", disse Archimedes. Josemar lembrou que, em São Paulo, a restrição é quase que geral.

Os diretores do sindicato Bruno Borges e João Marcelo alertaram para as características impostas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O secretário adjunto esclareceu que qualquer alteração respeitará a Legislação federal. João Marcelo também pediu que a prefeitura também observe a questão de decoração dos postos, já que a Capital é subsede da Copa do Mundo em 2014 e vai precisar trabalhar em cima de slogans. Novas regras para os postos localizados em rodovias receberão tratamento diferenciado dos edificados em áreas urbanas. Porém, tanto a prefeitura quanto o sindicato entendem que, nem sempre o maior é o mais adequado.

A regulamentação será formatada num prazo de 15 dias e os revendedores contarão com um período de tempo para se adequarem, sob pena de receberem multas. Assim que as novas regras estiverem prontas, os empresários serão imediatamente informados. "Esta será mais uma melhoria, pois os postos de Mato Grosso defendem o desenvolvimento. Eles já investem na acessibilidade ao reformar seus estabelecimentos", ressaltou Locatelli.
Imprimir