Imprimir

Notícias / Política BR

PSDB minimiza desempenho ruim de Anastasia em pesquisa

Terra

O PSDB de Minas Gerais minimizou nesta quarta-feira (19) os números da pesquisa Vox Populi para a disputa ao governo do Estado. O candidato tucano, o governador Antonio Anastasia, aparece com 17% dos votos, perdendo para o senador Hélio Costa, que tem 45% das intenções. Já quando o concorrente é Fernando Pimentel, do PT, Anastasia vai a 21%, mas também perde para o candidato petista, que aparece com 35%.

O secretário geral do partido em Minas, deputado Lafayette Andrada, diz que a pesquisa "é extremamente animadora para o PSDB". Ele compara o desempenho do concorrente tucano com os então candidatos às Prefeituras de BH, Márcio Lacerda (PSB), e de São Paulo, Gilberto Kassab, em 2008. "O Márcio tinha 5% no começo, e ganhou, o Kassab tinha 10% em julho, e ganhou".

A sustentação que o PSDB tenta fazer é de que, só com o início da propaganda eleitoral gratuita na TV, o nome de Anastasia começa a se fixar e ficar conhecido do eleitorado. "Embora os números pareçam muito bons para o Hélio Costa, a pesquisa é um estímulo para nós", diz Andrada.

Nos bastidores, os tucanos admitem que, para alavancar a candidatura do tucano, o setor de marketing terá que trabalhar duro. Como a ex-ministra Dilma Rousseff ¿ um produto do presidente Lula ¿ Anastasia constrói seu nome à sombra de um político com muita popularidade: o ex-governador Aécio Neves. Com perfil extremamente técnico, o pré-candidato começa a ser "trabalhado" para ganhar traquejo político.

No ninho tucano, todas as fichas estão sendo jogadas na volta de Aécio ao Brasil, prevista para segunda-feira. O sentimento no partido é de que, só com a ação direta do ex-governador, a campanha de Anastasia ganha fôlego.

Ação judicial
O setor jurídico do PSDB de Minas ainda prepara a ação judicial que irá mover no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) contra o pré-candidato Hélio Costa. O partido acusa o concorrente de fazer campanha irregular, antes do prazo permitido pela legislação, durante a participação do senador em uma vídeo-aula promovida pelo PMDB estadual.

O Vox Populi ouviu 800 pessoas em 45 cidades entre os dias 8 e 12 de maio. A pesquisa foi protocolada no Tribubal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 25760-10 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 11321-10. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Imprimir