Imprimir

Notícias / Política MT

Cidade recebe caminhão de bombeiros para aeroporto

De Brasília - Vinícius Tavares / De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Rondonópolis recebe hoje, às 16h, na Praça Brasil, o caminhão AP2 do Corpo de Bombeiros para a equipe de socorristas do aeroporto municipal. Às 15h, o comandante do IV Conar, major brigadeiro Mingorance, e o brigadeiro Machado, representando o Comando da Aeronáutica, serão recebidos pelo prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), pelo deputado Valtenir Pereira (PSB/MT) e por autoridades muncicipais.

Também devem participar da solenidade todo o secretariado municipal, vereadores, representantes da Associação Comercial e da Câmara dos Dirigentes Logistas.

De acordo com o novo administrador do aeroporto muncipal Maestro Marinho Franco, Alencar Libano de Paula, todos os pré-requisitos estão sendo atendidos pelo município para passar ao nível cinco exigido pela ANAC para permitir vôos de maior porte.

Alencar entregou no dia 20 deste mês à Anac o manual de gerenciamento de segurança operacional, no qual consta todas as informações sobre o aeroporto, incluindo o tamanho da pista, o número de pousos e decolagens e de passageiros que passam pelo terminal.

O coronel Claudio da Silva Esteves, chefe da Divisão Contra Incêndio da Força Aérea, deu início na segunda-feira ao módulo 2 do curso de especialização em combate à incêndio e salvamento para os 12 socorristas que estão sendo preparados para atuar no aeroporto. A parte teórica do curso está sendo feita no Sest/Senat e a prática, no antigo aeroporto.

Segundo o deputado Valtenir Pereira, que foi o parlamentar que garantiu junto ao brigadeiro Machado a transferência do caminhão AP2 do aeroporto de Ipatinga (MG) para Rondonópolis, a previsão é que dentro de 60 dias o aeroporto esteja apto a receber vôos de médio e grande porte.

Segundo ele, após a entrega do caminhão, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deverá fazer uma vistoria no aeroporto para certificá-lo como um terminal de nível cinco.

"Depois de todo o processo de certificação por parte da ANAC, o aeroporto estará apto a receber os vôos, o que vai levar desenvolvimento para a região, integrar Rondonópolis ao principais centros econômicos do país e garantir o crescimento do agronegócio para a região", declarou o deputado.

Com recursos provenientes do Ministério das Cidades, o aeroporto Maestro Marinho Franco está passando por uma reforma, que inclui a construção de uma sala de embarque com sanitários e fraldário, sala de desembarque com esteira rolante para malas, portas de acesso ao embarque com detectores de metais, espaço para comércio e balcão central de informações. A obra contempla ainda a duplicação da quantidade de guichês das companhias e um espaço exclusivo para a Polícia Federal.

Junto ao prédio antigo, serão construídos 483 metros quadrados, que ao final vão totalizar 800 m² de área construída. Segundo Alencar, a previsão é de que até o final de novembro a ala nova esteja pronta para, em seguida, a empresa responsável pela obra começar a trabalhar na parte antiga do terminal.

A pista do aeroporto possui 1.850 metros de comprimento e 30 metros de largura. O município pretende apresentar projetos de lei para obter recursos orçamentários que garantam a apliação em 600 metros da pista do aeroporto.
Imprimir