Imprimir

Notícias / Esportes

Hamilton vence na Turquia, com Button em segundo; Massa fica em sétimo

R7


Hamilton ficou a nove pontos do líder Mark Webber com a vitória no GP da Turquia
O britânico Lewis Hamilton venceu neste domingo (30) o GP da Turquia, sétima etapa do Mundial de Fórmula 1, disputado no circuito Istambul Park, na capital do país, e liderou a dobradinha da McLaren, seguido por Jenson Button.

A Red Bull, que era favorita, teve de se contentar com o terceiro lugar de Mark Webber, que conseguiu se segurar na pista depois de ser atingido por seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, durante uma tentativa de ultrapassagem.

O acidente entre os dois pilotos da Red Bull impediu que eles disparassem na liderança do Mundial de Pilotos. Mark Webber manteve a liderança, com 93 pontos, mas seguido de perto por Button, com 88 pontos, e Hamilton, com 84. Vettel, que dividia a ponta com Webber antes da prova, parou nos 78 pontos e está em quinto no Mundial, a um de Fernando Alonso, que foi a 79 com o oitavo lugar deste domingo – um lucro para o espanhol, que largou apenas em 12º.

Michael Schumacher chegou em quarto lugar, seguido por seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, e do polonês Robert Kubica.

O brasileiro Felipe Massa fez uma corrida discreta e chegou em sétimo lugar, sem fazer nenhuma ultrapassagem – ganhou uma posição em relação ao oitavo da largada graças ao abandono de Vettel. No Mundial, Massa divide a sexta posição com Robert Kubica, com 67 pontos, mas está atrás por causa de um quinto lugar a mais para o polonês.

Agitação o tempo todo

A corrida foi bastante movimentada, mesmo sem a chuva que chegou a ser prevista durante a corrida, mas não passou de uma garoa que não atrapalhou os pilotos. Na largada, o pole Mark Webber manteve a liderança, e Hamilton, que largava em segundo, acabou ultrapassado por Vettel.

Todas as notícias de Automobilismo
O inglês, no entanto, recuperou a segunda posição ainda na primeira volta e ameaçou bastante a liderança de Webber na 20 voltas iniciais, até a primeira parada nos boxes. A McLaren errou num de seus pneus, ele perdeu tempo e caiu para o terceiro lugar, superado novamente pelo alemão.

Foi ali, no entanto, que Hamilton ganhou a corrida. Ele se manteve em terceiro, seguido de perto por Button e na cola dos líderes. Na 40ª volta, Vettel tentou assumiu a liderança, mas Webber não aliviou e o alemão acertou em cheio a lateral do carro de seu companheiro de equipe.

Vettel abandonou e saiu fazendo sinais de “maluco” em referência a seu companheiro, mas depois, nos boxes, recuou e lamentou o acidente. Webber conseguiu se manter na pista e, mesmo tendo de parar para trocar o bico do carro, conseguiu segurar a terceira posição.

A emoção não acabou ali: na 48ª volta, Button tentou assumir a liderança e chegou a ultrapassar Hamilton, mas o campeão de 2008 retomou o primeiro lugar no fim da reta dos boxes, numa manobra bem ousada.

Para não repetir o vexame da concorrente, a McLaren mandou os dois pilotos segurarem as pontas e Hamilton alcançou sua primeira vitória em 2010, acabando com um jejum de nove meses – ele não ganhava desde o GP de Cingapura.
Imprimir