Imprimir

Notícias / Esportes

Ceará derrota o Avaí no dia do aniversário e dorme na liderança

Globo Esporte

No dia em que completou 96 anos de fundação, o Ceará deu um grande presente a sua torcida. Na noite desta quarta-feira, no estádio Castelão, o time derrotou o Avaí por 2 a 0, gols de Misael e Lopes, e vai dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. Para entrar na rodada do fim de semana, a última antes da paralisação por causa da Copa do Mundo, ainda na ponta, o Vovô torce por uma derrota do Corinthians, que na quinta-feira recebe o Internacional, às 21h (de Brasília), no Pacaembu. O alvinegro cearense soma 14 pontos na tabela, e o Timão, 13.

Em sua volta à elite do futebol brasileiro, o Ceará vem marcando presença no G-4, e a pausa de pouco mais de um mês para o Mundial da África do Sul pode ser de mais tranquilidade para o time. O próximo compromisso é contra o Atlético-MG, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, e uma vitória garante no mínimo a vice-liderança.

Já o Avaí, com oito pontos, perdeu a chance de entrar no grupo de classificação à Libertadores. Mais do que isso, perdeu três posições, caindo do quinto para o oitavo lugar, com a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, no Pacaembu, e o empate entre Cruzeiro e Santos no Mineirão. Sábado, às 18h30m (de Brasília), o time catarinense enfrenta o Fluminense na Ressacada.

Primeiro tempo de dar dó

O Ceará não aproveitou o embalo da festa da torcida, e o Avaí não se motivou ao ver a arquibancada rival empurrando seu time. Ambas as equipes fizeram um primeiro tempo sonolento, sem chance real alguma de gol. E o lance que mais agitou a torcida alvinegra foi uma pixotada do goleiro Zé Carlos. Aos 26, Oziel cruzou da direita, e o camisa 1, como se fosse um zagueiro, mandou de bico para frente em vez de fazer a defesa com as mãos.

De resto, muitos erros de passes das duas equipes. A torcida do Vozão chegou a vaiar o maestro do time, Geraldo, tamanha era a falta de criatividade do meio de campo. A expectativa ficava por um lance individual de Misael, mas o atacante sempre hesitava na hora de chutar ao gol. No lado do Avaí, a esperança Roberto não deu trabalho a Diego. Aliás, o goleiro do Ceará mal foi notado na primeira etapa, graças também às boas atuações da dupla de zaga formada por Fabrício e Anderson.

Misael e Lopes garantem a vitória

O marasmo do jogo foi, enfim, quebrado com uma cabeçada estilosa de Washington, aos 11. Ernandes bateu escanteio da esquerda, o atacante ganhou no alto da marcação, mas mandou pela linha de fundo. No minuto seguinte, o Avaí fez Diego trabalhar. Batista arriscou da intermediária, e o goleiro alvinegro saltou para espalmar a escanteio.

O jogo voltou ao ritmo do primeiro tempo, e os dois treinadores se viram obrigados a mexer nos times. No Ceará, Erick Flores e Lopes entraram nos lugares de Geraldo e Lopes, respectivamente. No Avaí, Davi substituiu Robson.

O Vozão ensaiou uma pressão, aproveitando a velocidade de Erick Flores. Mas foi em uma jogada de bola parada que quase marcou. Aos 26, Ernandes cruzou da esquerda, a zaga avaiana furou, e Fabrício, que não esperava a falha, cabeceou para fora. O primeiro gol saiu após um belo lançamento do zagueiro Anderson, aos 30. Ele achou Misael entre dois marcadores, e o atacante colocou na saída de Zé Carlos, que ainda tocou na bola, para marcar.

Aos 33, o Ceará quase ampliou em jogada semelhante. Lopes tocou para Erick Flores, mas o meia chutou em cima de Zé Carlos. Seis minutos depois, foi Lopes quem recebeu na área e bateu rasteiro, no canto direito. A bola beliscou a trave esquerda e saiu pela linha de fundo. Já nos acréscimos, tempo de sair mais um. Tony entrou livre na área e tocou para Lopes, mais livre ainda, só empurrar para o fundo da rede.
Imprimir