Imprimir

Notícias / Esportes

Hewitt vira, impede o hexa de Federer e quebra jejum com o título em Halle

Globo Esporte

Roger Federer precisava de uma injeção de ânimo para Wimbledon, mas teve outra decepção. O suíço, que na semana passada perdeu, no saibro de Roland Garros, a liderança do ranking, amargou, na grama do ATP 250 de Halle, mais uma derrota. Em um confronto de ex-números 1 do mundo, perdeu, de virada, para Lleyton Hewitt - 3/6, 7/6 (7/4) e 6/4. O australiano o impediu de conquistar o hexacampeonato do torneio alemão e ergueu sua 28ª taça na carreira, a sétima na grama. De quebra, acabou com um jejum de 14 meses: a última vez que ele tinha sido campeão de um torneio fora em abril de 2009, em Houston.

Federer não perdia em Halle desde 2003 - não competiu em 2007 e 2009. Foram 29 vitórias consecutivas. Pentacampeão de Wimbledon (2004, 2005, 2006, 2007 e 2009), só tinha um revés na superfície desde 2003 - a final de Wimbledon/2008, quando foi superado por Rafael Nadal em cinco sets. O Grand Slam inglês começa no dia 21.

Hewitt tinha em seu retrospecto seis vitórias em sete finais na grama. Federer vinha de 76 nos últimos 77 jogos na superfície. E era ele quem, nos últimos 15 duelos contra Hewitt, tinha levado a melhor. Em todos os confrontos diretos, eram 17 triunfos, contra sete do adversário. O último deles foi nas oitavas de final do Australian Open.

Na partida desde domingo, tanto Federer quanto Hewitt tiveram break points, mas o primeiro a convertê-lo foi o suíço, no sexto game. Confirmou seus serviços, foi para o saque em 5 a 3 e. O australiano salvou um set point, mas sucumbiu depois de 37 minutos.

Hewitt deu o troco no segundo game da segunda parcial. Federer chegou a salvar um break point, mas viu o rival abrir 2 a 0 e ir para o saque. Mas a reação durou pouco. No game seguinte, Federer desperdiçou um duplo break point. No terceiro, não vacilou.

Federer ainda conseguiu mais dois break points no set, mas Hewitt os salvou. E o jogo seguiu parelho até o 12º game, quando suíço confirmou seu saque e levou a parcial para o tie-break. Hewitt conseguiu um mini-break, foi para o saque e abriu 4 a 1. Conseguiu quebrar novamente e abriu 6 a 1. Federer chegou a salvar três dos cinco set points, mas o aussie fechou em 7 a 4.

Embalado, Hewitt quebrou o serviço no primeiro game. No terceiro e no quinto, Federer teve dificuldade para confirmar seus saques. O australiano não encontrava problema nos seus e, no noo game, desperdiçou um break point. Foi só uma questão de tempo. Manteve a vantagem, salvou um break no décimo, fechou em 6/4.
Imprimir