Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sema suspende licença ambiental de 84 empresas envolvidas na Jurupari

De Sinop - Alexandre Alves

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) suspendeu os processos de licenciamento e exploração florestal, bem como as licenças, autorizações concedidas e os cadastros de consumidores de produtos florestais (CCSEMA), de 84 empresas envolvidas na Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal em maio para apurar crimes ambientais no Estado.

Na lista publicada hoje, no Diário Oficial do Estado, estão madeireiras, fazendas, empresas de reflorestamento, cooperativas de produtores, entre outros ramos de atividade. Há alguns dias, a Polícia Federal indiciou, por crimes ambientais, formação de quadrilha, entre outras acusações, as 93 pessoas envolvidas na Operação Jurupari.

Entre as fazendas está a Fazenda Paineiras, na região de Juara, que pertence a Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva; a Fazenda Estrela do Peixe, do ex-prefeito de Tabaporã e irmão de José Riva, Paulo Roberto Riva; a Fazenda Umuarama II, de Sidnei Belincatta, apontado pela PF como um dos principais beneficiados pelo esquema de emissão de documentos ambientais.

Confira a lista:









Imprimir