Imprimir

Notícias / Educação

MEC abre processo para desativar curso de medicina da Unisa

G1

O Ministério da Educação (MEC) instaurou processo administrativo para desativação do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (15). O mesmo processo foi aberto contra os cursos de medicina do Centro Universitário Nilton Lins, em Manaus, e da Universidade de Uberaba, em Minas Gerais. Cabe recurso.

Segundo o Diário Oficial, a Universidade Metropolitana de Santos, em SP, e a Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, no Rio Grande do Sul, cumpriram parcialmente as medidas exigidas para os cursos de medicina, por isso terão apenas que diminuir o número de vagas nos cursos.

Em nota, a Unisa afirmou que foi surpreendida pela portaria e disse que prepara a interposição de recurso, que será finalizado assim que receber a nota técnica da Sesu. A nota disse ainda que a Unisa cumpriu metas estipuladas no acordo feito com a secretaria.

A vice-reitora do Centro Universitário Nilton Lins, em Manaus, Carla Pedrosa, afirmou que a instituição está surpresa com a decisão. "Temos relatórios preliminares favoráveis e vamos recorrer. Estamos seguros da qualidade do trabalhos que oferecemos", disse.

O diretor geral de ensino da Universidade Luterana do Brasil, Airton Pozo de Mattos, disse ao G1 que o MEC considerou que a instituição precisa reduzir o número de alunos nas aulas práticas, adquirir mais livros e ampliar as bibliotecas digitais. "Concordamos com o que os avaliadores sugerem pois vai melhorar a qualidade do trabalho. Vamos nos esforçar para atender todos os itens", afirmou.

A Universidade de Uberaba respondeu que entrou com pedido de reconsideração dos termos da portaria no MEC, uma vez que todos os relatórios das equipes de avaliação são favoráveis à instituição.

O G1 entrou em contato a Universidade Metropolitana de Santos e aguarda a respost
Imprimir