Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Profissionais participam de capacitação para enfrentar gripe H1N1 no inverno

Da assessoria

O Ministério da Saúde promove, nos próximos dias 18 e 19 de junho, em Brasília, curso de preparação de 500 profissionais de todo o país, que vão capacitar os trabalhadores que atuarão no enfrentamento da gripe H1N1 durante o inverno de 2010. Esses profissionais trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em unidades básicas de saúde, equipes de Saúde da Família, serviços de média e alta complexidade, hospitais e no atendimento de urgência e emergência (SAMU/192); e também em instituições públicas de ensino. Participam, ainda, coordenadores estaduais de Vigilância em Saúde e da Política Nacional de Educação Permanente.

Os profissionais vão atuar como multiplicadores em seus estados, repassando as informações recebidas durante o encontro para outros trabalhadores, por meio de capacitações locais. Durante o curso, será distribuído um material denominado “Vademecum Influenza”, formado por um DVD que contém manual com protocolos de tratamento e manejo clínico de pacientes, vídeos instrucionais e artigos científicos. Esse material servirá de base para a promoção regional de cursos para qualificação profissional e já está disponível no site www.saude.gov.br.

O “Vademecum” também será entregue a aproximadamente 300 mil médicos e 292 mil enfermeiros, em parceria entre o Ministério da Saúde e os Conselhos Federais de Medicina (CFM) e Enfermagem (COFEN) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Durante o encontro, também será apresentada a autoavaliação on-line, que poderá ser utilizada por estudantes e profissionais de saúde. Essa ferramenta possibilita checar o nível de conhecimento referente à gripe pandêmica, além de estimular o processo de aprendizagem.

A versão preliminar do “Vademecum Inzluenza” foi distribuída em março, no primeiro encontro desses profissionais. O objetivo foi avaliar o material e receber sugestões, por parte dos profissionais e gestores de saúde. A versão final a ser entregue no encontro foi coordenada pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/UFMG) e teve a participação de técnicos do Ministério da Saúde, professores, especialistas e dos núcleos de Telessaúde da Universidade de São Paulo (USP) e da UFMG.

PROGRAMAÇÃO – Na manhã do primeiro dia do encontro, será apresentada a situação epidemiológica atual da influenza pandêmica, seguida da apresentação dos materiais que poderão ser usados pelas equipes que atuam no enfrentamento da gripe H1N1. O curso contempla, ainda, discussões em grupo a partir de casos, direcionados para os profissionais das diferentes áreas de atuação. No segundo dia, haverá reuniões em grupos divididos por estados e regiões para elaboração de propostas de capacitações regionais.

VACINAÇÃO – Com 80,2 milhões de imunizados contra a gripe H1N1, o Brasil atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo, de 100 milhões de pessoas. Entre os grupos prioritários para a vacinação, a meta foi atingida entre trabalhadores de saúde, doentes crônicos, crianças menores de 2 anos, adultos de 20 a 29 anos e indígenas.
Imprimir