Imprimir

Notícias / Política MT

Silval e MEC selam convênio para ônibus e ar-condicionado

De Brasília - Vinícius Tavares/ Da Redação - Lucas Bólico

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o ministro da educação Fernando Haddad assinam até o dia de 30 junho os convênios para a aquisição de 500 ônibus escolares e 2 mil aparelhos de ar-condicionado para as escolas de Mato Grosso. Os detalhes dessa negociação foram definidos nesta quinta feira (17) em Brasília, em encontro que reuniu Silval Barbosa e os deputados Carlos Abicalil (PT) e Wellington Fagundes (PR) com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Fernandes.

A proposta prevê que a União comprará 500 veículos e o Estado os outros 500. “Foi um desafio que o ministro Haddad fez aos governadores para que os Estados investissem o mesmo número que o Governo Federal está comprando”, informou o secretário.

Os veículos são adaptados a portadores de deficiência, possuem identificação do Inmetro e foram elaborado a partir de estudos da Universidade de Brasília (UNB).Os veículos devem ser entregues num prazo de até 120 dias.

De acordo com o deputado Carlos Abicalil, são 3 tipos de veículos. Um para 23, outro para 31 e um terceiro para 44 passageiros. Uma emenda de bancada sugerida por Abicalil, no valor de R$ 26 milhões, será utilizada para a compra dos veículos.

O governador Silval também acertou os últimos detalhes de um convenio com o MEC, no qual o Governo Federal entrará com 200 aparelhos de ar-condicionado. “O Estado ficará responsável por fazer toda a adequação elétrica nas escolas. Já entregamos 100 ar-condicionados nas escolas e todos municípios serão contemplados”, informou o governador.
Imprimir